Notícia

Refrescante

FAPESP e Instituto de Saúde promovem debate sobre edição 2012 do Programa de Pesquisa para o SUS - PPSUS

Publicado em 08 agosto 2012

No dia 14 de agosto, às 14 horas, o Instituto de Saúde (IS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) realizarão um seminário para apresentar e discutir as linhas de pesquisa presentes no 4o edital do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS). A edição 2012 do Programa foi lançada pela FAPESP em conjunto com o Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde (MS), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecn ologia e Inovação (MCTI) e com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), por meio do Instituto de Saúde, responsável pela gestão do Programa na SES-SP.

O objetivo do Programa é apoiar financeiramente o desenvolvimento de pesquisas que visem contribuir para a resolução dos problemas prioritários de saúde da população e para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O edital, publicado pela FAPESP em 6 de agosto, conta com recursos estimados em R$ 8,24 milhões. Como nas edições anteriores, o edital deste ano busca apoiar a realização de projetos de pesquisa em áreas temáticas estabelecidas como prioritárias pelo Pacto pela Saúde, definido pelo Ministério da Saúde em 2006, e também com base em prioridades da saúde p&uac ute;blica, definidas no Plano Estadual de Saúde, que define os principais desafios para a consolidação do SUS no Estado de São Paulo para o quadriênio 2012-2015.

Desde 2007, o Ministério da Saúde vem aumentando o volume de recursos para os editais estaduais do PPSUS, que em São Paulo tem contrapartida equivalente da FAPESP para as pesquisas aprovadas a serem desenvolvidas no Estado. Desde 2004, já foram realizadas três edições do Programa em São Paulo, com 128 projetos contratados, para os quais foram desembolsados R$ 19,6 milhões.

Prioridade de pesquisas

Neste ano, serão recebidas propostas de pesquisas em nove áreas temáticas, que representam problemas emergentes no SUS: Construção das Redes Regionalizadas de Atenção à Saúde no SUS-SP; Regulação; Acesso, adesão e uso racional aos medicamentos nos níveis de atenção básica e média complexidade; Modelos de avaliação e gestão de tecnologias para as redes; Processos de formação e educação permanente em saúde; Tecnologias de vigilância e controle de agravos à saúde decorrentes da exposição a poluentes e/ou contaminantes ambientais; Doenç ;as transmissíveis; Resultados e impacto de práticas assistenciais; Avaliação das estratégias, magnitude, métodos diagnósticos, resultados e impactos das práticas e procedimentos das Redes Temáticas de Atenção à Saúde, além de Sustentabilidade do Financiamento do SUS-SP. Podem apresentar propostas até 8 de outubro pesquisadores com título de doutor vinculados a instituições paulistas de ensino superior e pesquisa.

Para o prof. Victor Wunsch Filho, membro da coordenação da área de Saúde I da FAPESP, as áreas temáticas representam a possibilidade de um trabalho amplo, que integre pesquisas em diferentes instituições. "Espera-se que possa haver um trabalho em rede, que considere as particularidades locais, mas busque a integração dos resultados das pesquisas, o que pode levar a uma melhor operacionalização do SUS e ajudar para a consolidação da política de saúde no Estado de São Paulo".

O PPSUS é uma iniciativa de descentralização do fomento à pesquisa em saúde que prioriza a gestão compartilhada de ações e vem promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde em todo o País por meio de parcerias entre instâncias estaduais de saúde e de ciência e tecnologia, tendo como parâmetro as necessidades reais de saúde da população brasileira.

Seminário de apresentação das linhas de pesquisa presentes na edição 2012 do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS)

Data: 14 de agosto, às 14 horas

Local: Instituto de Saúde - Auditório Walter Leser

Rua Santo Antônio, 590 - Bela Vista - São Paulo-SP

Mais informações sobre o edital do PPSUS: http://www.fapesp.br/7134

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

Samuel Antenor - (11) 3838-4381 / samuel@fapesp.br

Fernando Cunha - (11) 3838-4151 / cunha@fapesp.br