Notícia

Agência Gestão CT&I

Fapesp e Inpe assinam acordo para pesquisa em tecnologias aeroespaciais

Publicado em 18 setembro 2015

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vão apoiar projetos cooperativos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, sistemas e equipamentos. O objetivo do acordo é fomentar projetos cooperativos de pesquisa que levem ao desenvolvimento de novas tecnologias, sistemas e equipamentos, com base em temas estabelecidos conjuntamente pelas instituições.

 

O acordo foi firmado em 1º de setembro. O inpe participará, juntamente com a Fapesp, da especificação de áreas temáticas apropriadas para pesquisa, cooperando com a agência de fomento na divulgação de chamadas de propostas do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) associadas a este acordo, bem como da seleção de propostas de pesquisa a serem financiadas e da avaliação dos projetos.

 

 

Os projetos cooperativos deverão ser desenvolvidos por pesquisadores vinculados à pequenas empresas. O financiamento dos projetos selecionados será administrado pela Fapesp junto aos pesquisadores responsáveis, incluindo o acompanhamento de relatórios de resultados. A propriedade intelectual resultante dos projetos de pesquisa será regida pelas normas do PIPE.

 

 

Para o diretor do Inpe, Leonel Perondi, as pesquisas poderão ajudar o Brasil a ganhar espaço também na indústria espacial. "Nos próximos 20 anos essa vai ser uma indústria muito forte, tanto quanto a aeroespacial hoje, e o Brasil poderá se beneficiar disso".

 

 

O acordo de cooperação terá duração de cinco anos e as áreas contempladas para receber propostas de pesquisa serão definidas oportunamente.

 

 

(Agência Gestão CT&I, com informações da Fapesp)