Notícia

Diário Potiguar

FAPESP e IBM selecionam novo Centro de Inteligência Artificial

Publicado em 09 outubro 2019

Por Willen Moura

Novo Centro de Pesquisa em Engenharia da FAPESP integrará rede internacional da IBM para aplicação de IA aos maiores desafios da inovação tecnológica 

A FAPESP e a IBM anunciam o resultado da chamada de propostas para constituição de um Centro de Inteligência Artificial (IA) que integrará o programa de Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) da FAPESP.

O Centro de IA IBM-FAPESP será instalado no Centro de Inovação Inova USP, localizado na Cidade Universitária, em São Paulo, e deverá iniciar atividades em 2020.

O novo CPE será o primeiro centro latino-americano do IBM IA Horizons Network (IAHN), rede criada em 2016 para promover a integração e colaboração entre as principais universidades do mundo, estudantes e pesquisadores da IBM comprometidos em acelerar a aplicação de IA a alguns dos maiores desafios da fronteira tecnológica.

As pesquisas a serem realizadas pelo novo centro serão aplicadas a diferentes segmentos do mercado, com foco em recursos naturais, agronegócio, meio ambiente, finanças e saúde. Além de criar avanços científicos significativos e formar pesquisadores em IA, o centro também propiciará a formação de pequenas empresas que convertam os resultados das pesquisas em produtos ou serviços.

Agência FAPESP