Notícia

New Voice

Fapesp e IBM apresentam chamada para constituir novo centro de IA

Publicado em 15 março 2019

chamada de proposta para seleção de parceiros para constituir o Centro de Pesquisa em Engenharia em Inteligência Artificial (IA) deu mais um passo esta semana. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a IBM promoveram evento para apresentar a chamada, cujo prazo de envio de propostas vai até o dia 15 de abril.

O novo centro, apoiado pela Fapesp no âmbito do programa Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE), vai desenvolver pesquisa disruptiva com potencial para promover avanços científicos significativos na área de inteligência artificial e com aplicações em setores industriais estratégicos.

O financiamento no centro será de US$ 1 milhão por ano, sendo US$ 500 mil aportados pela Fapesp e o mesmo valor pela IBM, por um período de até 10 anos. O programa será voltado para pesquisa básica a fim de criar conhecimento competitivo internacionalmente, tendo em vista a possibilidade de aplicações em setores como recursos naturais (óleo e gás, mineração), agronegócio (inclusive genômica e biotecnologia), meio ambiente, setor financeiro e de saúde.

Segundo a Fapesp, o centro também poderá desenvolver estudos que explorem as implicações socioeconômicas da inteligência artificial nesses segmentos. Alguns dos focos das propostas deverão ser o desenvolvimento de algoritmos avançados para expandir as capacidades de aprendizado de máquina e aprendizado profundo (deep learning) e de novas aplicações para uso profissional da inteligência artificial em setores industriais.