Notícia

Ribeirão Preto online

FAPESP e Fundação Bunge realizam palestra sobre agricultura tropical nesta terça

Publicado em 14 setembro 2009

Nesta terça-feira, 15/9, a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Fundação Bunge, realizam o seminário internacional "Os Desafios da Agricultura Tropical".

O evento terá como palestrantes os vencedores do Prêmio Fundação Bunge de Agricultura Tropical deste ano, João Lúcio de Azevedo e Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, e também o professor Rodolfo Augusto Sánchez, da Universidade de Buenos Aires.

O encontro contará com a participação de Adalberto Luis Val, do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e de Eliseu Roberto de Andrade Alves, da EMBRAPA.

Entre os assuntos apresentados estão as influências de microrganismos na agricultura, especialmente fungos e bactérias que auxiliam na fixação biológica do nitrogênio atmosférico, que será trata discutido pelo professor João Lúcio de Azevedo.

Além disso, o pesquisador Carlos Eduardo Pellegrino Cerri falará sobre a redução da emissão de gases de efeito estufa na agricultura tropical e o uso de práticas mais conservacionistas de manejo, já que a agricultura não responde mais apenas pela produção de alimentos, mas também pela produção de biocombustíveis e energia.

O seminário acontecerá na FAPESP, localizada na Rua Pio XI, 1500, no Alto da Lapa e está marcada para iniciar às 9h30.