A Fundação Bunge e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, realizam no dia 14 de outubro um Seminário Internacional com os temas Ciências Florestais e Saúde Pública/Medicina Preventiva , áreas do conhecimento escolhidas para a 55ª edição do Prêmio Fundação Bunge.
O evento acontece no Espaço APAS, em São Paulo, e contará com apresentações dos quatro brasileiros contemplados pelo Prêmio e convidados internacionais.
As palestras poderão ser acompanhadas pelo twitter @fundacaobunge (todas as mensagens sobre o evento serão identificadas pela hashtag #premiofb).
O período da manhã, das 10h às 12h30, será dedicado à área de Ciências Florestais, com participação de Alexandre Fadigas de Souza, biólogo e professor de pós-graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, ganhador do Prêmio Fundação Bunge na categoria Juventude.
Sua apresentação abordará seu estudo sobre o uso de ferramentas matemáticas, que permitem ao homem conhecer e prever comportamentos de florestas, principalmente das árvores de palmeiras na Mata Atlântica e de araucárias no sul do Brasil.
Na sequência, o Prof. Dr. Jean-Paul Laclau, pesquisador do CIRAD (Centre de coopération internationale en recherche agronomique pour le développement), da França, falará sobre a influência das plantações tropicais de eucaliptos sobre os ciclos do carbono, da água e dos nutrientes e os resultados de pesquisas realizadas em condições contrastadas na África e no Brasil.
Niro Higuchi, pesquisador da Coordenação de Silvicultura Tropical do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, contemplado pelo Prêmio na categoria Vida e Obra, apresentará resultados de pesquisas na floresta Amazônica para a criação de um sistema de manejo florestal e sua influência no processo de mudanças climáticas globais.
No período da tarde, das 15h às 17h30, serão tratadas questões de Saúde Pública e Medicina Preventiva.
Guilherme de Sousa Ribeiro, médico infectologista e epidemiologista ganhador do Prêmio Fundação Bunge na categoria Juventude, falará sobre a leptospirose urbana e a forma com que emergiu como um problema de saúde pública, a partir de um estudo em uma comunidade de baixa renda em Salvador, Bahia.
O controle de doenças negligenciadas será o tema da apresentação do Professor Dr. Sergio Sosa-Estani, chefe da unidade de epidemiologia do Centro Nacional de Diagnóstico e Pesquisa do Ministério da Saúde da Argentina.
O pesquisador Isaias Raw, do Instituto Butantan, em São Paulo, ganhador do Prêmio na categoria Vida e Obra, fará a apresentação final sobre pandemias e segurança nacional e inovação tecnológica no campo da prevenção de doenças e o papel do setor público.