Notícia

Gestão C&T

Fapesp e fundação alemã lançam chamadas para projetos de pesquisa e intercâmbio científico

Publicado em 26 abril 2007

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

e uma fundação alemã de pesquisas, a Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG), acabam de lançar uma chamada conjunta de pesquisas. O objetivo é estimular a cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisas do Estado de São Paulo e da Alemanha. A data limite para envio de propostas é o dia 20 de junho.
Segundo informações da Fapesp, todas as propostas apresentadas a uma agência deverão ter contrapartida na outra, sendo apresentadas simultaneamente pelos parceiros paulistas e alemães. A fundação paulista receberá propostas de pesquisadores de instituições superiores de ensino e pesquisa do Estado nas modalidades Auxílio à Pesquisa e pré-propostas para Projeto Temático, enquanto a DFG receberá propostas de pesquisadores e grupos de pesquisa alemães.
As propostas apresentadas a esta chamada poderão ser inscritas dentro de qualquer área do conhecimento. A cooperação apoiará a realização de atividades de projetos de pesquisa e de intercâmbio científico, como visitas, workshops e seminários, além da mobilidade de jovens cientistas, e outras ações. O acordo para esse convênio foi assinado em setembro do ano passado.

Deutsche Forschungsgemeinschaft
A DFG é a principal organização da Alemanha de fomento à pesquisa básica, com recursos estaduais e do governo federal. A instituição foi fundada em 1920, e disponibiliza apoio científico a todas as áreas do conhecimento.
Informações adicionais, pelo link ou pelo telefone (11) 3838-4000.