A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP (Fapesp) e a Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG), a Fundação Alemã de Pesquisas, assinaram um acordo de cooperação científica nesta quinta-feira (21/9), em SP.
A cooperação apoiará a realização de atividades de projetos de pesquisa e de intercâmbio científico (como visitas, workshops e seminários) e a mobilidade de jovens cientistas, entre outras ações.
As propostas deverão ser apresentadas pelos pesquisadores a suas respectivas agências. A Fapesp receberá propostas de pesquisadores de instituições superiores de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo.
"O relacionamento científico e tecnológico entre o Brasil e a Alemanha, países historicamente muito próximos, pode melhorar muito e esse acordo representa uma excelente oportunidade para esse objetivo comum", disse Carlos Vogt, presidente da Fapesp, durante a assinatura do acordo, na sede da entidade.
Para Vogt, a parceria entre as agências deve ser destacada tanto por seus aspectos científicos e tecnológicos quanto pelo potencial de benefícios sociais, econômicos e culturais que poderá resultar aos dois países.
"Um de nossos principais objetivos é intensificar a presença da DFG no Brasil. Por isso consideramos fundamental a parceria com a Fapesp, instituição com a qual temos muitas similaridades em nossa missão de apoiar a pesquisa científica e tecnológica", disse Dietrich Halm, chefe do Programa de Cooperação Científica com a América Latina da DFG.
A DFG, fundada em 1920, é a principal organização da Alemanha de fomento à pesquisa básica, com recursos estaduais e do governo federal germânico. O apoio científico é dado a todas as áreas do conhecimento.
Para ler o texto integral do acordo de cooperação Fapesp-DFG, acesse http://www.fapesp.br/materia.php?data[id_materia]=2554.
Agência Fapesp