Notícia

Esteta

FAPESP e Finep realizam encontro sobre oportunidade de apoio a empresas paulistas

Publicado em 15 outubro 2015

A FAPESP e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) realizam, no dia 16 de outubro, reunião de esclarecimentos sobre a chamada de propostas Fortalecimento e Qualificação em Manufatura Avançada das Cadeias Produtivas da Indústria Aeroespacial e de Defesa do Estado de São Paulo, no âmbito do Programa PIPE/PAPPE Subvenção.

O edital visa apoiar o desenvolvimento, por empresas paulistas, de produtos, processos e serviços inovadores, visando ao fortalecimento e à qualificação em manufatura avançada das cadeias produtivas da indústria aeroespacial e de defesa do Estado de São Paulo.

O encontro será realizado no Auditório 3 do Centro de Convenções do Parque Tecnológico de São José dos Campos. As inscrições podem ser feitas até 15 de outubro.

Podem apresentar propostas microempresas, empresas de pequeno porte, pequenas empresas e médias empresas sediadas no Estado de São Paulo. Os projetos selecionados terão apoio por até 24 meses, para o desenvolvimento de processos e serviços inovadores para que os produtos possam ser inseridos no mercado.

O apoio será para o desenvolvimento industrial e comercial dos produtos. Os recursos não poderão financiar a sua produção ou a sua comercialização.

Os projetos de pesquisa deverão estar em fase de desenvolvimento correspondente à FASE 3 do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), mas poderão participar desta chamada empresas que tenham ou não participado de fases anteriores do Programa PIPE.

Os recursos alocados para financiamento são da ordem de R$ 30 milhões, divididos entre a FAPESP e Finep, sendo que no mínimo 40% dos recursos alocados serão disponibilizados para empresas com faturamento até R$ 3,6 milhões. O prazo para a apresentação de propostas ao edital encerra em 27 de novembro.

As propostas submetidas serão enquadradas e deverão seguir as normas do PIPE. A chamada de propostas está disponível no endereço www.fapesp.br/9666.

Agência FAPESP