Notícia

Ambiente Energia

Fapesp e Facepe lançam nova chamada

Publicado em 19 janeiro 2011

Agência Fapesp - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco (Facepe) lançam nova chamada de propostas para seleção de projetos de pesquisa cooperativa e intercâmbio de pesquisadores e estudantes em ciências agronômicas, ciências da vida, exatas, sociais e engenharias.

Podem participar pesquisadores de instituições de ensino superior ou pesquisa, públicas ou privadas, no estado de São Paulo e no estado de Pernambuco. Os interessados devem apresentar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativa relacionados à mudança climática global.

As propostas poderão - mas não obrigatoriamente - ser articuladas em conjunto com propostas de cientistas da França submetidas a duas opções de chamadas da agência francesa Agence Nationale de Recherche (ANR).

Serão considerados projetos de pesquisa colaborativa sobre mudança climática global nos temas:

1) Pesquisa envolvendo o monitoramento físico e biogeoquímico do Oceano Atlântico Tropical Ocidental para detecção de mudanças climáticas oceânicas e mudanças no ciclo de carbono oceânico, incluindo estudos de acidificação do oceano e seu impacto na vida marinha.

2) Pesquisa envolvendo o mapeamento dos usos e cobertura da terra e a mensuração dos estoques e fluxos de carbono na região semiárida e em outras regiões brasileiras, utilizando medidas in situ, técnicas de sensoriamento remoto e modelagem matemática.

3) Pesquisas sobre impactos das mudanças climáticas projetadas até o fim do século sobre recursos hídricos da região semiárida e de outras regiões brasileiras, especialmente no que concerne à agricultura, a geração de energia e o abastecimento humano, identificando principais vulnerabilidades e estratégias de adaptação.

4) Pesquisas sobre os impactos da alteração do nível do mar e das mudanças climáticas projetadas até o final do século nas zonas costeiras brasileiras, identificando vulnerabilidades e estratégias de adaptação.

A chamada compreende duas modalidades: I) Propostas para os projetos de pesquisa cooperativos nas modalidades de Auxílio Regular ou Projeto Temático. Essas propostas podem envolver pesquisadores de São Paulo, Pernambuco e/ou França; II) Apoio complementar a projetos em andamento visando ao intercâmbio entre pesquisadores de São Paulo e Pernambuco.

As propostas podem ser apresentadas até o dia 14 de abril, simultaneamente pelos pesquisadores de São Paulo à Fapesp e de Pernambuco à Facepe. Para propostas franco-brasileiras o proponente francês deve seguir as datas publicadas pela ANR.

Mais informações no texto completo da chamada (Chamada Fapesp 01/2011): www.fapesp.br/facepe.