Notícia

Universia Brasil

Fapesp e Facepe lançam edital em parceria

Publicado em 16 abril 2010

A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), em parceria com a Facepe (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco) e a ANR (Agence Nationale de la Recherche), da França, seleciona projetos de pesquisa cooperativa e intercâmbio de pesquisadores. O prazo para as inscrições segue até 18 de maio, para propostas que envolvam acordos com a agência francesa, ou até 8 de junho, caso os projetos relacionem somente as Fundações de Amparo.

Há oportunidades nas áreas de Ciências Agronômicas, Ciências da Vida, Exatas, Sociais e Engenharias. Podem participar pesquisadores de instituições de Ensino Superior ou pesquisa dos estados de São Paulo e Pernambuco. Será obrigatória a parceria nacional entre pesquisadores de São Paulo e de Pernambuco ou a colaboração binacional entre equipes da França e do Brasil - envolvendo, nesse caso, pesquisadores de São Paulo e de Pernambuco ou de apenas um desses estados brasileiros.

Os projetos científicos e tecnológicos devem estar relacionados à mudança climática global. O edital abrange quatro linhas temáticas: monitoramento físico e biogeoquímico do Oceano Atlântico Tropical Ocidental; mapeamento dos usos e cobertura da terra e a mensuração dos estoques e fluxos de carbono na região semiárida de Pernambuco e no Estado de São Paulo; impactos das mudanças climáticas projetadas até o fim do século sobre os recursos hídricos da região semiárida de Pernambuco e do Estado de São Paulo; e impactos da alteração do nível do mar e das mudanças climáticas projetadas até o final do século nas zonas costeiras de Pernambuco e de São Paulo.

Serão oferecidos apoios a novos projetos de pesquisa colaborativa e a projetos em andamento. As propostas aprovadas serão cofinanciadas pela Fapesp, Facepe e ANR, de acordo com a participação, respectivamente, de pesquisadores de São Paulo, de Pernambuco e/ou da França.

Mais informações podem ser obtidas no edital do programa, disponível no site da Fapesp.