A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Facepe (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco) lançam edital para a seleção de projetos de pesquisa cooperativa e intercâmbio de pesquisadores e estudantes. Há oportunidades nas áreas de Ciências Agronômicas, Ciências da Vida, Exatas, Sociais e Engenharias. As propostas podem ser apresentadas até 13 de julho.
Podem participar pesquisadores de instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, de São Paulo e Pernambuco. Os interessados devem apresentar projetos de pesquisa cooperativa relacionados à mudança climática global.
As propostas poderão também estar articuladas com propostas de cientistas da França submetidas ao Edital ANR, disponível no endereço www.agence-nationale-recherche.fr/AAP-260-CEP.html. Neste caso, o prazo de inscrição se estende até 25 de junho.
Serão considerados projetos de pesquisa que envolvam uma das seguintes temáticas:
1) Monitoramento físico e biogeoquímico do Oceano Atlântico Tropical Ocidental para detecção de mudanças climáticas oceânicas e mudanças no ciclo de carbono oceânico, incluindo estudos de acidificação do oceano e seu impacto na vida marinha.
2) Mapeamento dos usos e cobertura da terra e a mensuração dos estoques e fluxos de carbono na região semi-árida de Pernambuco e no Estado de São Paulo, utilizando medidas in situ, técnicas de sensoriamento remoto e modelagem matemática.
3) Impactos das mudanças climáticas projetadas até o fim do século sobre os recursos hídricos da região semiárida de Pernambuco e do Estado de São Paulo, especialmente no que concerne à agricultura, à geração de energia e ao abastecimento humano, identificando as principais vulnerabilidades e estratégias de adaptação.
4) Impactos da alteração do nível do mar e das mudanças climáticas projetadas até o final do século nas zonas costeiras de Pernambuco, especialmente sobre a região metropolitana do Recife, e nas zonas costeiras do Estado de São Paulo, identificando vulnerabilidades e estratégias de adaptação.
Há oportunidades em duas modalidades: projetos de pesquisa completos, articulados e com objetivos comuns, nos quais as atividades de cada uma das partes serão financiadas pela respectiva agência; e projetos de pesquisa em andamento, já apoiados por uma das agências que tenham objetivos semelhantes e relacionados às linhas temáticas desta chamada, para financiar o intercâmbio de pesquisadores e estudantes de pós-graduação, com financiamento por cada uma das partes.
Mais informações podem ser obtidas no site da Fapesp.