Notícia

JC e-mail

Fapesp e DFG abrem nova chamada

Publicado em 24 abril 2007

Objetivo da chamada é estimular a cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisas do estado de SP e da Alemanha. Propostas serão recebidas até 20 de junho

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP (FAPESP) e a Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG), a Fundação Alemã de Pesquisas, lançaram chamada conjunta de pesquisas, resultado do convênio assinado pelas instituições em setembro de 2006.
O objetivo da chamada é estimular a cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisas do estado de SP e da Alemanha. Todas as propostas apresentadas a uma agência deverão ter contrapartida na outra, sendo apresentadas simultaneamente pelos parceiros paulistas e alemães.
A Fapesp receberá propostas de pesquisadores de instituições superiores de ensino e pesquisa paulistas na modalidades Auxílio a Pesquisa e pré-propostas para Projeto Temático. A DFG receberá propostas de pesquisadores e grupos de pesquisa alemães. As propostas serão recebidas pelas instituições até o dia 20 de junho.
A cooperação apoiará a realização de atividades de projetos de pesquisa e de intercâmbio científico (como visitas, workshops e seminários) e a mobilidade de jovens cientistas, entre outras ações.
A DFG, fundada em 1920, é a principal organização da Alemanha de fomento à pesquisa básica, com recursos estaduais e do governo federal. O apoio científico é dado a todas as áreas do conhecimento.
Convênio e chamada Fapesp-DFG: http://www.fapesp.br/convenios/dfg
(Agência Fapesp, 23/4)