Notícia

Pauta Social

FAPESP e Conselho Britânico NERC discutem colaboração

Publicado em 20 fevereiro 2015

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Natural Environment Research Council (NERC) um dos sete conselhos de pesquisa do Reino Unido, voltado para o financiamento de pesquisa científica na área ambiental realizam em 25 de fevereiro, na sede da Fundação, o Scoping Workshop for Brazil-UK Sustainable Gas Futures. O evento irá discutir perspectivas de um programa de pesquisa em energia na área de gás, e conta com o apoio do Fundo Newton.

Com a participação de cientistas que atuam em instituições de pesquisa no Reino Unido e em São Paulo, o workshop tem a meta de identificar temas prioritários de pesquisa, desafios e oportunidades para colaboração.

Os objetivos do programa Futuro do Gás Sustentável são desenvolver metodologias para exploração do gás e avaliar seu papel nos sistemas sustentáveis de energia; oferecer visões alternativas sobre sistemas sustentáveis de energia com baixa emissão de carbono e identificar tecnologias sustentáveis para o uso do gás nesses cenários; promover a interação de tecnologias atuais e futuras na cadeia de valor do gás e de outras fontes de energia.

Sobre a FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma instituição pública com a missão de apoiar a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado de São Paulo. A FAPESP seleciona e apoia projetos de investigação em todas as áreas do conhecimento, apresentados por pesquisadores ligados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. A seleção de projetos é feita com base na revisão por pares (peer review), metodologia que utiliza pareceres emitidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros não vinculados à Fundação. Em 2014, a Fundação desembolsou R$ 1,2 bilhão para apoio a projetos de pesquisa científica e tecnológica.

Sobre o Fundo Newton

O Fundo Newton é um fundo de 375 milhões de libras esterlinas, destinado a promover o bem-estar social de seus países parceiros durante cinco anos. Lançada pelo Ministro das Finanças George Osborne, durante sua visita ao Brasil, em abril de 2014, a parceria entre Reino Unido e o Brasil fortalecerá colaborações em pesquisa e inovação. O Fundo investirá 27 milhões de libras esterlinas no país até 2017. O valor será igualmente distribuido entre instituições brasileiras e britânicas, que serão responsáveis pela seleção e divulgação dos resultados. O Fundo é parte do compromisso oficial do Reino Unido de Apoio ao Desenvolvimento (ODA) para promover iniciativas para fortalecer o desenvolvimento social e econômico dos países emergentes.

Sobre o NERC, instituição parceira do Fundo Newton

Os Research Councils UK (RCUK) é um dos parceiros executivos do Fundo Newton no Reino Unido responsáveis pelo desenvolvimento de atividades de pesquisa estratégicas com países parceiros sobre os desafios definidos pelas aspirações globais do Fundo. Fundações privadas, organizações multilaterais ou parceiros corporativos podem contribuir para alavancar essas atividades.

Ao longo dos próximos cinco anos, o Natural Environment Research Council (NERC) fará o lançamento de várias Chamadas de Propostas de Pesquisa para apoiar Iniciativas no âmbito da ODA com países parceiros do Fundo Newton, que incluirão colaborações em pesquisa e atividades para capacitação em programas novos e também nos programas existentes no NERC.