Notícia

Agência Gestão CT&I

Fapesp e Conselho Britânico apoiam programa de treinamento internacional

Publicado em 22 março 2016

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Conselho Britânico abriram uma chamada de propostas para apoiar estudantes no âmbito da competição internacional FameLab de comunicação científica, programa de treinamento internacional concebido para inspirar, motivar e desenvolver a capacidade dos jovens cientistas e engenheiros de interagir ativamente com vários públicos.

As candidaturas devem ser apresentadas por meio de um vídeo de inscrição e realização de cadastro eletrônico disponível em www.famelab.com.br. A data-limite para submissão do vídeo de inscrição termina nesta quarta-feira (23).

Podem se inscrever na chamada bolsistas da Fapesp das modalidades de mestrado, doutorado, doutorado direto e pós-doutorado, nas áreas de ciências da vida, ciências exatas ou engenharias e que sejam fluentes em português e inglês.

Serão selecionados vídeos de 20 candidatos na primeira etapa do concurso. Eles participarão de uma semifinal em São Paulo, na qual serão selecionados dez finalistas, que participarão de uma etapa de treinamento intensivo, em inglês, com uma equipe de especialistas em comunicação de ciência que os preparará para a final nacional. O vencedor representará o Brasil na Inglaterra, durante a última fase do concurso.

O concurso FameLab foi lançado em 2004 pelo Cheltenham Science Festival, na Inglaterra, e está presente em 32 países. Mais de 5 mil cientistas e engenheiros já participaram do programa.

Mais informações estão disponíveis na íntegra do edital.

(Agência Gestão CT&I, com informações da Fapesp)