Notícia

Planeta Universitário

FAPESP e Conicet lançam nova chamada de propostas

Publicado em 26 abril 2013

A FAPESP e o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas de La República Argentina (Conicet) lançaram chamada de propostas para a realização de programas de intercâmbio entre os dois países no período 2014-2015. Podem participar da chamada pesquisadores principais e pesquisadores responsáveis por Auxílios à Pesquisa vigentes apoiados pela FAPESP nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projetos Temáticos ou nos programas Apoio a Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs).

As solicitações deverão ser apresentadas pelos pesquisadores em seus respectivos países, de acordo com os requisitos e prazos acordados pelas instituições mencionadas. Cada pesquisador poderá inscrever apenas uma proposta conjunta. A chamada está aberta a propostas em todas as áreas de conhecimento científico e tecnológico. A data-limite para submissão é 1º de julho de 2013.

Os projetos deverão ter duração de até 24 meses e a vigência dos processos que vierem a ser aprovados deverá ter início em 1º de janeiro de 2014 e final até 31 de dezembro de 2015.

As propostas apresentadas à FAPESP podem contemplar até duas missões de intercâmbio, sendo uma por ano, com duração máxima de 30 dias. Cada pesquisador ou bolsista de pós-doutoramento poderá se beneficiar do programa de intercâmbio uma única vez durante a vigência do projeto.

A FAPESP e o Conicet apoiarão, durante a vigência estabelecida na concessão, o custeio de despesas de mobilidade (passagens, diárias e seguro-saúde), nos termos do Acordo de Cooperação Científica celebrado entre as partes. Serão disponibilizados adicionalmente até R$ 15 mil, os quais deverão ser utilizados exclusivamente no custeio de insumos e equipamentos de pequeno porte.

A chamada está disponível em: http://www.fapesp.br/7653.

Fonte: Agência FAPESP