Notícia

Comunidade França-Brasil - CenDoTeC

Fapesp e CNRS lançam chamada de propostas para intercâmbio de pesquisadores

Publicado em 07 dezembro 2009

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e o Centro Nacional de Pesquisa Científica - CNRS lançam uma nova chamada para seleção de propostas de intercâmbio de pesquisadores entre Brasil e França, no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições.

A chamada está aberta a propostas em todas as áreas do conhecimento científico e tecnológico e inclui pesquisadores, docentes-pesquisadores, pesquisadores em pós-doutoramento e, quando relevante, estudantes de doutorado em fase de preparo de tese.

Pela FAPESP, poderão se inscrever pesquisadores responsáveis por projetos vigentes - nas modalidades: Auxílio à Pesquisa da Linha Regular, Projetos Temáticos, Apoio à Jovens Pesquisadores - ou por Centros de Pesquisa Inovação ou Difusão - Cepids financiados pela FAPESP. Pelo lado francês, são elegíveis os pesquisadores relacionados a instituições de pesquisa da França e que possam receber apoio do CNRS.

Os projetos deverão ter a duração de no máximo 24 meses. As propostas podem ser enviadas até 22 de dezembro de 2009 e devem ser apresentadas simultaneamente pelo pesquisador do Estado de São Paulo à FAPESP e por seu colega da França ao CNRS.

Cada uma das partes selecionará as propostas de acordo com sua sistemática de análise. Somente as propostas aprovadas por ambas as partes serão financiadas. Os resultados serão divulgados em 1º de fevereiro de 2010.

Às solicitações aprovadas serão destinados recursos para despesas de mobilidade, que incluem passagens aéreas, diárias e seguro-saúde.

Fonte: Agência FAPESP

Mais informações: http://www.fapesp.br/materia/5493

 

Acordo de Cooperação FAPESP - CNRS

Com o objetivo de implementar e definir modalidades da cooperação científica conjuntas, a FAPESP e o CNRS firmaram o Acordo de Cooperação Científica em 9 de junho de 2004, com vigência de quatro anos, e prorrogado conforme termo aditivo assinado em 9 de junho de 2008.

Entre os dispositivos do acordo está a cooperação em matéria de informação e documentação científica, em particular por intercâmbio de publicações e revistas científicas, a organização de conferências bilaterais ou seminários para ajudar a definir projetos de interesse mútuo e a implementação de projetos de pesquisa conjuntos.

Para saber mais sobre o convênio, acesse: http://www.fapesp.br/materia/2651/convenios-e-acordos-de-cooperacao/convenio-fapesp-centro-nacional-de-pesquisa-cientifica-cnrs-da-franca.htm