Notícia

Universia Brasil

FAPESP e CNRS abrem nova chamada de intercâmbio

Publicado em 17 outubro 2006

A FAPESP e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) abriram processo de seleção pública de projetos de intercâmbio de pesquisadores entre Brasil e França, no âmbito do Convênio de Cooperação Científica entre a FAPESP e o CNRS, firmado em 2004.

Chamadas de propostas para a seleção foram emitidas simultaneamente pelas duas instituições. Pela FAPESP, poderão se inscrever pesquisadores responsáveis por projetos nas modalidades Auxílio a Pesquisa e Projetos Temáticos ou desenvolvidos no âmbito dos programas Apoio a Jovens Pesquisadores e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid). Pelo lado francês, poderão participar pesquisadores trabalhando em instituições de pesquisa daquele país e que possam receber apoio do CNRS.

Serão considerados projetos nas áreas de astrofísica e astronomia, biologia molecular e genômica, geociências, informática, materiais e nanotecnologia, química, engenharias, fontes renováveis de energia, agrotecnologia, matemática pura e aplicada, física, fotônica, óptica, ciências humanas e sociais, bem como em outras áreas nas quais haja colaborações em atividades de pesquisa e desenvolvimento entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da França.

Cada projeto deverá ter a duração de, no máximo, 36 meses. As propostas serão recebidas até o dia 16 de novembro.