Notícia

IG

FAPESP e CNRS abrem inscrições para intercâmbio

Publicado em 10 outubro 2005

Por Agência Fapesp

A FAPESP e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) abrem processo de seleção pública de projetos de intercâmbio de pesquisadores entre Brasil e França, no âmbito do Convênio de Cooperação Científica entre a FAPESP e o CNRS, firmado em 2004. O prazo para a apresentação de propostas vai até o próximo dia 7 de novembro. Chamadas de Propostas para a seleção foram emitidas simultaneamente pelas duas instituições.
Pela FAPESP, poderão inscrever-se pesquisadores responsáveis por projetos nas modalidades Auxílio Regular a Pesquisa e Projetos Temáticos e por projetos que se desenvolvem no âmbito dos programas Apoio a Jovens Pesquisadores e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid). Pela instituição francesa, poderão participar pesquisadores trabalhando em instituições de pesquisa daquele país e que possam receber apoio do CNRS.
Serão considerados projetos nas áreas de Astrofísica e Astronomia, Biologia Molecular e Genômica, Geociências, Informática, Materiais e Nanotecnologia, Química, Engenharias, Fontes Renováveis de Energia, Agrotecnologia, Matemática Pura e Aplicada, Física, Fotônica, Óptica, Ciências Humanas e Sociais. Outras áreas nas quais haja colaborações em atividades de pesquisa e desenvolvimento entre pesquisadores no Estado de São Paulo e pesquisadores na França também serão consideradas.