Notícia

Universia Brasil

Fapesp e Braskem divulgam aprovados em chamada pública

Publicado em 16 dezembro 2008

Foram contemplados cinco projetos na área de processos de síntese

 

A Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) e a petroquímica Braskem divulgaram a relação das propostas aprovadas na chamada pública lançada em 27 de fevereiro de 2008.

A iniciativa pretende desenvolver e apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos que pudessem contribuir para o avanço do conhecimento e da tecnologia nas áreas de processos de síntese a partir de matérias-primas renováveis, derivadas de açúcares, etanol, biomassa, glicerol e outros intermediários e subprodutos da cadeia produtiva dos biocombustíveis.

Além disso, buscou-se apoiar projetos que pudessem contribuir para a formação de recursos humanos altamente qualificados e para a aplicação do conhecimento gerado no setor produtivo, promovendo o desenvolvimento de tecnologia nacional fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo e do País.

O total de recursos oferecido pela FAPESP e pela Braskem para atender às propostas selecionadas nesta chamada de propostas de pesquisa é de R$ 10 milhões. Os projetos deverão ter duração de até 36 meses. Confira, abaixo, as propostas aprovadas.

2008/03487-0 - Cultivo de microalgas em fotobiorreator como ferramenta para o seqüestro do CO2 atmosférico

2008/03620-1 - Desenvolvimento de estratégias para transformação do glicerol via rotas biotecnológicas e química

2008/03606-9 - Obtenção, caracterização e modificação química de nanofibras de origem renovável para sua utilização como reforço de resinas poliolefínicas

2008/03643-1 - Indicadores ambientais para polímeros de fonte renovável a partir de estudos de ACV

2008/03694-5 - Desenvolvimento de rotas para obtenção de ácido acrílico e ácido propiônico por processo fermentativo a partir de acúcares

Mais informações sobre o convênio Fapesp-Braskem podem ser obtidas no site www.fapesp.br/materia/3094.

Com informações da Agência Fapesp.