Notícia

Jornal Brasil

FAPESP e BioZeus lançam nova chamada de propostas

Publicado em 09 setembro 2015

A FAPESP e a BioZeus Desenvolvimento de Produtos Biofarmacêuticos anunciam nova chamada de propostas de pesquisas no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.

A chamada visa selecionar e apoiar pesquisa acadêmica sobre novos compostos para aplicação em saúde humana: biológicos, pequenas moléculas quimicamente sintetizáveis ou ativos isolados e identificados extraídos de elementos da biodiversidade.

O total de recursos disponível para atender às propostas selecionadas na chamada é de até R$ 10 milhões (50% da FAPESP e 50% da BioZeus).

Uma análise do setor de biotecnologia em saúde humana no Brasil demonstrou a existência de projetos de pesquisa em desenvolvimento nas instituições de ciência e tecnologia com potencial para chegar ao mercado. A FAPESP e a BioZeus pretendem contribuir para o avanço das etapas de desenvolvimento de tais projetos com o objetivo de gerar inovação.

A presente chamada visa amparar duas etapas de desenvolvimento: Provas de Conceito e Estudos Pré-Clínicos.

As propostas submetidas devem ser relacionadas à saúde humana, em qualquer área: alergologia, cardiologia, doenças degenerativas, doenças infecciosas, doenças inflamatórias, endocrinologia, geriatria, hematologia, nefrologia, neurologia, oncologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, urologia, entre outras.

A chamada tem como objetivo o desenvolvimento de projetos que tenham potencial de gerar produtos inovadores em saúde humana com a participação de pesquisadores da BioZeus.

É necessário que proponentes tenham interesse em que seu projeto de pesquisa gere um produto que alcance o mercado, sendo fundamental, portanto, que os projetos apresentados atendam a uma necessidade médica real.

As propostas deverão ser de no máximo 48 meses, divididas em duas etapas de até 24 meses de duração. Se o projeto de pesquisa já possui um ou mais resultados relacionados a provas de conceito ou estudos pré-clínicos, esses devem ser claramente apresentados.

A chamada está aberta a pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, e segue as condições do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da FAPESP.

As propostas serão recebidas até o dia 18 de novembro de 2015.

A chamada está disponível em: www.fapesp.br/9720.

Fonte Agência FAPESP