Notícia

PetroNotícias

FAPESP e BG Brasil anunciam criação de Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural na USP

Publicado em 02 dezembro 2015

O gás natural é apontado por muitos como uma fonte energética interessante para o futuro mundial, principalmente por conta da necessidade de diminuir as emissões de gases do efeito estufa para frear o aquecimento global. Estudos sobre o insumo estão sendo cada vez mais desenvolvidos e o Brasil contará com um centro de classe mundial para investigar o uso atual e futuro do gás natural. A Fapesp se uniu com a BG Brasil para criar o Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural, com sede na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Parte da equipe que irá comandar o centro já foi escolhida, como Julio Meneghini, professor da Poli/USP  e Alexandre Breda, gerente de Projetos Ambientais do BG Group, para coordenadores. O investimento total no empreendimento será de RS 57 milhões (R$ 27 milhões da Fapesp e R$ 30 milhões da BG Brasil).

“O aumento da competividade do Estado de São Paulo e da BG Brasil no âmbito global é o principal objetivo da criação do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural. O Centro contribuirá para tornar a matriz energética brasileira, em particular a paulista, ainda mais alinhada às políticas que propiciem uma substancial diminuição das emissões de gases de efeito estufa”, disse o diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz.

O Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural, primeiro do seu tipo na América Latina e Caribe, terá três linhas complementares de pesquisa: Engenharia, Físico-Química e Política Energética e Economia. Os objetos de estudo serão diversos, desde a geração de energia com baixa emissão de carbono até o uso de gás natural como combustível para navios, passando pela prevenção de emissões fugitivas de gás metano, a combustão avançada de gás natural, célula a combustível, a conversão de gás natural em matérias-primas para a indústria química, o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento de gás natural para áreas remotas, dentre outras questões.