Notícia

Jornal Brasil

FAPESP e AUF, do Canadá, anunciam nova chamada

Publicado em 16 setembro 2015

A FAPESP e a Agence Universitaire de la Francophonie (AUF), do Canadá, anunciam nova chamada de propostas para selecionar projetos de cooperação em pesquisa em qualquer área do conhecimento científico e tecnológico.

 

Os projetos devem ser desenvolvidos por equipes de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo e por pesquisadores associados a instituições de pesquisa ou universidades membros da AUF no mundo.

 

Os projetos selecionados deverão incentivar a difusão do conhecimento e a implementação de projetos inovadores de pesquisa científica ou tecnológica e seus resultados deverão gerar publicações de artigos científicos e inovações patenteáveis, quando possível.

 

A chamada está aberta a dois tipos de modalidades de propostas. A primeira modalidade compreende projetos de pesquisa com objetivos comuns, nos quais as atividades dos pesquisadores do Estado de São Paulo e dos pesquisadores de estabelecimentos membros da AUF serão financiadas, respectivamente, pela FAPESP e pela AUF. As propostas dos pesquisadores do Estado de São Paulo devem ser apresentadas à FAPESP como Propostas de Auxílio à Pesquisa – Regular.

 

A segunda modalidade envolve solicitações de recursos suplementares (seed funding) para apoiar o intercâmbio de pesquisadores no âmbito dos projetos de pesquisa em andamento na FAPESP (Auxílio à Pesquisa – Regular, Projeto Temático, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão, Programa de Melhoria do Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica) e apoio a pesquisas em andamento na AUF.

 

A data-limite para submissão das propostas é 16 de novembro de 2015.

 

FAPESP e AUF destinarão um total de até € 200 mil para o financiamento dos projetos de pesquisa selecionados.

 

A chamada está publicada em: www.fapesp.br/9727.

 

Fonte Agência FAPESP