Notícia

Sintonia

FAPESP e APAE DE SÃO PAULO apoiam pesquisa sobre deficiência intelectual

Publicado em 28 agosto 2012

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a APAE DE SÃO PAULO assinaram um termo de cooperação para apoiar projetos de pesquisa sobre deficiência intelectual. O acordo prevê a análise e seleção de até quatro propostas de pesquisa desenvolvidas pelo Instituto APAE DE SÃO PAULO de Pesquisa e Formação.

“A parceria entre o Instituto da APAE DE SÃO PAULO e a FAPESP é fundamental para nós. A Organização reunirá estudiosos do mundo científico, que estarão dedicados a descobertas que melhorem, ainda mais, a qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual”, afirma Cassio Clemente, diretor-presidente da APAE DE SÃO PAULO.

As principais linhas de pesquisa do acordo são Genética e Biologia Molecular; Cognição e Desenvolvimento; Imaginologia Cerebral; e Neonatologia e Triagem Neonatal. As propostas deverão ser elaboradas segundo as normas do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, da FAPESP. Desde 2008, este Programa apoia a criação de novas linhas de investigação em instituições com tradição consolidada e a formação de novos grupos de pesquisa em temas atuais e ainda não suficientemente explorados por cientistas em atividade no estado de São Paulo. A seleção de projetos será feita a partir do resultado da divulgação de Chamadas de Propostas, a ser elaborada pelas duas organizações.

“O acordo com a APAE DE SÃO PAULO para estabelecer em São Paulo grupos de pesquisa sobre temas avançados como cognição e desenvolvimento intelectual contribui para a inserção da ciência brasileira no mundo ao mesmo tempo em que possibilita a criação adequada de oportunidades de trabalho para cientistas de grande potencial em atuação no Estado.”, diz Celso Lafer, presidente da FAPESP. “A investigação no campo definido pelo acordo coloca a ciência a serviço da ampliação do acesso à cidadania”.

Sobre a APAE DE SÃO PAULO

A APAE DE SÃO PAULO é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, referência na prevenção e na melhor qualidade de vida da pessoa com Deficiência Intelectual. Há 51 anos, atua em todas as fases da vida, da infância ao processo de envelhecimento. Pioneira em introduzir o Teste do Pezinho no Brasil, promove também a inclusão social da pessoa com Deficiência Intelectual estimulando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam e escolaridade e a vida produtiva laboral, bem como oferecendo atendimento jurídico aos atendidos e familiares acerca dos direitos e deveres da pessoa com deficiência. Para conhecer mais sobre a APAE DE SÃO PAULO, acesse o site www.apaesp.org.br ou entre contato por email atendimento@apaesp.org.br ou por telefone, no número (11) 5080-7000.

Sobre a FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma das mais importantes agências brasileiras de apoio à pesquisa científica e tecnológica. Criada em 1962, a FAPESP, ao longo dos seus 50 anos, aprovou aproximadamente 105 mil bolsas – da graduação ao pós-doutorado – e mais de 96 mil auxílios para pesquisadores em atividade no estado de São Paulo. Com base na análise por pares (peer review) a Fundação apoia pesquisas em todas as áreas das ciências, bem como da tecnologia, engenharia, artes e humanidades. A FAPESP também apoia pesquisas em áreas consideradas estratégicas para o País, por meio de programas em grandes temas, como biodiversidade, mudanças climáticas e bioenergia. Para saber mais, acesse www.fapesp.br.