Notícia

Notícias RSS

Fapesp e Apae apoiam pesquisa sobre deficiência intelectual

Publicado em 28 agosto 2012

São Paulo - A Fapesp e a Apae de São Paulo assinam, no dia 27 de agosto, às 16h, na sede da Fundação, um termo de cooperação para apoiar projetos de pesquisa sobre deficiência intelectual. O acordo prevê a análise e seleção de até quatro propostas de pesquisa desenvolvidas pelo Instituto Apae de São Paulo de Pesquisa e Formação.

“A parceria entre o Instituto da Apae de São Paulo e a Fapesp é fundamental para nós. A organização reunirá estudiosos do mundo científico, que estarão dedicados a descobertas que melhorem, ainda mais, a qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual”, afirma Cassio Clemente, diretor-presidente da Apae de São Paulo.

As principais linhas de pesquisa do acordo são: "Genética e Biologia Molecular"; "Cognição e Desenvolvimento", "Imaginologia Cerebral" e "Neonatologia e Triagem Neonatal". As propostas deverão ser elaboradas segundo as normas do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes da Fapesp. Desde 2008, este Programa apoia a criação de novas linhas de investigação em instituições com tradição consolidada e a formação de novos grupos de pesquisa em temas atuais e ainda não suficientemente explorados por cientistas em atividade no Estado de São Paulo. A seleção de projetos será feita a partir do resultado da divulgação de Chamadas de Propostas, a ser elaborada pelas duas organizações.

“O acordo com a Apae de São Paulo para estabelecer em São Paulo grupos de pesquisa sobre temas avançados como cognição e desenvolvimento intelectual contribui para a inserção da ciência brasileira no mundo ao mesmo tempo em que possibilita a criação adequada de oportunidades de trabalho para cientistas de grande potencial em atuação no Estado”, diz Celso Lafer, presidente da Fapesp. “A investigação no campo definido pelo acordo coloca a ciência a serviço da ampliação do acesso à cidadania”.

Fonte: Agência FAPESP