Notícia

JC e-mail

Fapesp divulga resultados de dois editais

Publicado em 02 junho 2010

A primeira das chamadas contemplou acordo de cooperação entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o International Science and Technology Partnerships Canada (ISTPCanada). A chamada de propostas englobou o desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas de: Tecnologia da Informação e Comunicação, incluindo software; Energia: Energias Renováveis e Células a Combustível; e Ciências da Vida: Bio-Saúde e Tecnologias Médicas.

"Os projetos aprovados deverão subsidiar o desenvolvimento de uma agenda estratégica em pesquisa e desenvolvimento para o Brasil e o Canadá e oferecer formas concretas para que as empresas brasileiras e canadenses aproveitem as oportunidades de mercado nas áreas escolhidas", disse Henri Rothschild, presidente e CEO do ISTPCanada.

Subordinado ao governo do Canadá, o ISTPCanada agiliza o desenvolvimento de novas parcerias em P&D entre empresas canadenses, organizações de pesquisa e similares em outros países, investe em projetos de pesquisa cooperativos com grande potencial comercial e estimula atividades embrionárias de parcerias.

"Essas alianças multidisciplinares em pesquisa e desenvolvimento irão acelerar o desenvolvimento de novos conhecimentos, novas tecnologias e novas aplicações que são necessárias para aumentar a competitividade de nossas empresas e de nossos países", destacou Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp.

O ISTPCanada apoiará a parte da pesquisa desenvolvida por pesquisadores daquele país e a Fapesp apoiará a parte da pesquisa desenvolvida por pesquisadores do Estado de São Paulo.

 

Os projetos devem ter como resultado uma inovação e ser comercialmente viável, isto é, resultar em um novo produto ou processo com potencial comercial a curto ou médio prazo. Os projetos podem durar até 24 meses.

Mais informações em www.fapesp.br/istp

A outra chamada está no âmbito do acordo de cooperação entre a Fapesp e a Whirlpool, com o objetivo de desenvolver e apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos, a serem estabelecidos e desenvolvidos entre pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo e da fabricante de eletrodomésticos de linha branca.

Foram duas chamadas. Na chamada Fapesp-Whirlpool (Unidade Eletrodomésticos), os projetos selecionados deverão contribuir para o avanço do conhecimento e da tecnologia particularmente nas áreas de: eficiência energética, eletrônica, preservação de alimentos, pesquisa em desenvolvimento de novas embalagens e novos materiais, pesquisa com foco em lavanderia (cuidado com tecidos), simulação e estruturas mecânicas/dinâmicas, pesquisa em combustão, design e ergonomia; e, simultaneamente, na aplicação do conhecimento gerado para promover o desenvolvimento de tecnologia nacional.

Na chamada Fapesp-Whirlpool (Unidade Embraco), os projetos selecionados deverão contribuir para o avanço do conhecimento e da tecnologia nas áreas de: refrigeração, termodinâmica, análise estrutural, acústica e vibrações, motores, mancais, processos de fabricação e materiais. E, simultaneamente, na aplicação do conhecimento gerado para promover o desenvolvimento de tecnologia nacional.

Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/acordos/whirlpool

(Agência Fapesp, 2/6)