Notícia

Planeta Universitário

FAPESP divulga oportunidades de bolsas no portal Euraxess Jobs

Publicado em 02 dezembro 2014

Desde outubro, oportunidades de bolsas de pós-doutorado, doutorado e outras modalidades oferecidas pela FAPESP passaram a ser publicadas na plataforma europeia Euraxess Jobs, uma iniciativa da Comissão Europeia voltada a apoiar a mobilidade de pesquisadores e o desenvolvimento de suas carreiras. O portal Euraxess Jobs apresenta ofertas de trabalho e de financiamento de pesquisas na Europa e em outras partes do mundo. No caso do Brasil, foi criada a página Euraxess Links Brazil, que reúne todas as ofertas relacionadas ao país, incluindo as oportunidades de bolsas da FAPESP.

 

As bolsas oferecidas pela Fundação são destinadas à realização de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento, incluindo humanidades e artes, em universidades e institutos de pesquisa localizados no Estado de São Paulo.

 

Com essa divulgação, a FAPESP pretende promover o intercâmbio e a colaboração científica com a Europa e, consequentemente, contribuir para a internacionalização da pesquisa feita no Estado de São Paulo.

 

Para Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, é importante que a FAPESP divulgue no exterior as oportunidades de bolsa, como forma de atrair pesquisadores estrangeiros qualificados a trabalhar em projetos de pesquisa em São Paulo.

 

“A FAPESP estimula e apoia os esforços dos pesquisadores em São Paulo na busca, em todo o mundo, dos candidatos mais bem qualificados para seus programas de bolsas. Com a divulgação no site Euraxess, esperamos tornar ainda mais efetiva a divulgação das oportunidades”, disse.

 

A Euraxess está presente em 40 países europeus e mantém representantes em seis países ao redor do mundo, com o objetivo de fortalecer a colaboração científica entre a Europa e países de outras regiões.

 

A iniciativa dá acesso completo a informações e serviços de apoio a pesquisadores que pretendam colaborar ou realizar pesquisa na Europa, além de promover a mobilidade de pesquisadores europeus que pretendem pesquisar fora da Europa, e em particular no Brasil.

 

As atividades da Euraxess se dividem em quatro frentes distintas. A Euraxess Jobs é uma ferramenta para divulgar ou encontrar ofertas de emprego e financiamento da pesquisa. Já a Euraxess Services é formada por uma rede de 250 centros físicos de serviços na Europa, distribuídos em 40 países, fornecendo informações práticas para os pesquisadores que vão se deslocar para a Europa, bem como para suas famílias.

 

Há ainda a Euraxess Rights, que reúne informações sobre as regulamentações, os direitos e deveres dos pesquisadores e dos seus empregadores, e a Euraxess Links, braço internacional que faz a ponte entre a Europa e a América do Norte, o Brasil, a China, a Índia, o Japão e cinco países do Sudeste Asiático.

 

No Brasil, a Euraxess Links Brazil é operada por dois representantes locais. Além de manter os membros da comunidade atualizados com as informações mais recentes sobre eventos de pesquisa, financiamento, oportunidades de emprego e colaboração na Europa e no Brasil, proporciona eventos e plataformas para diálogo e intercâmbio, buscando facilitar a cooperação e a mobilidade bilaterais.

 

As oportunidades de bolsas oferecidas pela FAPESP, em diferentes modalidades, podem ser acessadas em http://www.fapesp.br/oportunidades.

 

Agência FAPESP