Notícia

Professor News

Fapesp divulga nomes de pesquisadores acusados de fraude acadêmica

Publicado em 24 outubro 2014

Pela primeira vez em sua história, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) divulgou nomes de cientistas acusados de fraude acadêmica, por ferirem o Código de Boas Práticas Científicas.

A apuração da Fapesp recaiu sobre cinco pesquisadores que tiveram seus nomes divulgados e suas pesquisas interrompidas, apoio financeiro suspenso, além de não poderem mais pedir auxílios à entidade por algum tempo.

Dentre as implicações de má conduta acadêmica, os cientistas foram acusados de plágio; fabricação de dados e utilização de figuras já publicadas em outros trabalhos; divulgar no Currículo Lattes coautoria de trabalhos dos quais não participou; e citação de mais de 30 linhas de livro sem o devido crédito.

Segundo a Portaria PR Nº 05/2013 sobre a divulgação das práticas de más condutas científicas da Fapesp, é garantido o sigilo dos nomes dos pesquisadores e seus trabalhos enquanto durar as investigações, mas é totalmente legítimo expor suas identidades quando forem comprovadas as acusações de fraude.

Acesse o site da Fapesp para conhecer os nomes dos cientistas acusados e seus trabalhos que foram suspensos.