Notícia

FarolCom

FAPESP divulga chamada de propostas para o Sistema Único de Saúde

Publicado em 05 junho 2009

Desde 2004 o Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde-SUS apoia projetos voltados para políticas públicas em São Paulo

No dia 8/6, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o Ministério da Saúde, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Secretaria de Estado da Saúde paulista anunciam o Edital 2009 do PPSUS – Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde-SUS, desenvolvido em São Paulo por meio de convênio firmado entre a FAPESP, o CNPq e a Secretaria. A divulgação desta chamada de propostas de pesquisa acontece em seminário para discussão dos avanços e perspectivas do PPSUS em São Paulo e no país, e também sobre a pesquisa científica desenvolvida pelo Programa.

A finalidade dos R$ 6 milhões oferecidos aos pesquisadores na atual chamada de propostas é apoiar projetos de pesquisa científica sobre doenças transmissíveis e não transmissíveis, morbidade e mortalidade por causas externas, morbidade e mortalidade materna e infantil, promoção e proteção da saúde e do meio ambiente e gestão e gerência do Sistema Único de Saúde. Os temas foram definidos com base em prioridades da saúde pública definidas no Plano Estadual de Saúde e também pelo Pacto pela Vida, um conjunto de compromissos sanitários assumido pelos governos federal, estaduais e municipais.

Com atividades iniciadas em São Paulo em 2004, o PPSUS já aprovou 54 projetos, que contaram com R$ 4,4 milhões da FAPESP. Entre as pesquisas apoiadas estão o desenvolvimento, no Instituto Butantan, de uma vacina contra a dengue e de um surfactante pulmonar de origem suína - além da criação de uma planta para produção desse medicamento essencial para salvar a vida de recém-nascidos que sofrem da síndrome do desconforto respiratório (SRD). Outro projeto, desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeir ão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), propôs alternativas para eliminar a ociosidade e tornar mais eficiente o atendimento do programa por meio da informatização do sistema.

 

PROGRAMA DO SEMINÁRIO

13h30: Abertura – Celso Lafer, presidente da FAPESP

13h45: Mesa-redonda

“O PPSUS no contexto da política de ciência, tecnologia e inovação em saúde no Brasil: avanços e perspectivas” – Leonor Maria Pacheco Santos, diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit).

“O PPSUS no contexto da política de ciência, tecnologia e inovação em saúde no Estado de São Paulo” – Ricardo Oliva, coordenador da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde/SES-SP.

“A pesquisa científica e o PPSUS” – Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

15h15: Apresentação do Edital PPSUS 2009-2010

Assessoria de Comunicação da FAPESP