Notícia

Diário de Suzano

Fapesp divulga calendário de programa de pesquisa

Publicado em 11 janeiro 2011

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) divulga os prazos para apresentação de propostas ao Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) em 2011.

As propostas de pesquisa para a Fase I ou Fase II Direta do PIPE são avaliadas em lotes, três vezes ao ano. Os prazos finais para apresentação de propostas para cada ciclo de análise são:para o 1º ciclo de análise: 7 de fevereiro; para o 2º ciclo de análise: 16 de maio; para o 3º ciclo de análise: 15 de agosto.

A proposta de pesquisa para o PIPE deve ser encaminhada à Fapesp pelo pesquisador responsável. A proposta deve ser endossada pela pequena empresa que o sedia. A Fundação aceita avaliar propostas de empresas em constituição, cuja formalização pode ocorrer após o julgamento.

O Programa PIPE foi criado em 1997 e se destina a apoiar a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em pequenas empresas sediadas no Estado de São Paulo. Os projetos de pesquisa selecionados para apoio no PIPE deverão ser desenvolvidos por pesquisadores que tenham vínculo empregatício com pequenas empresas ou que estejam associados a elas para sua realização.