Notícia

Revista Cultivar Máquinas online

Fapesp disponibiliza bolsa para doutorado em bioenergia

Publicado em 31 outubro 2019

Por Fapesp

Duas Bolsas de Doutorado Direto da FAPESP são oferecidas no âmbito do Projeto Temático “Fruto-refinaria: processos de obtenção, métodos de caracterização e geração de produtos oriundos de resíduos da fruticultura”. As inscrições devem ser feitas até 7 de novembro de 2019.

O projeto é coordenado pelo professor Nelson Ramos Stradiotto e conduzido no Instituto de Pesquisa em Bioenergia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro.

A primeira vaga é para participar do subprojeto “Obtenção de biogás hidrogênio e metano e demais coprodutos de valor agregado a partir de resíduos orgânicos provenientes do processamento industrial de frutas”. A segunda bolsa está vinculada ao subprojeto “Desenvolvimento de métodos de caracterização química e físico-química de biomassa lignocelulósica a partir de resíduos de frutas”.

Os candidatos devem possuir ou estar finalizando graduação em biologia, bioquímica, ciências farmacêuticas, engenharias, microbiologia, química ou áreas correlatas. É desejável desenvolvimento prévio de pesquisa na área em iniciações científicas ou estágios.

Os interessados devem enviar carta de interesse, currículo Lattes, lista de habilidades técnicas e histórico escolar da graduação para os e-mails sandra.i.maintinguer@unesp.br e michel.brienzo@unesp.br.