Total de R$ 3,6 milhões será desembolsado ao longo dos cinco anos de vigência do acordo
A Fapesp lançou na última sexta-feira (15/02) uma chamada pública para apresentação de propostas de pesquisas nas áreas de tecnologia da informação, engenharia de software, psicologia e administração de empresas
As propostas devem ser encaminhadas até 14 de abril por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da Fapesp. Os resultados do processo de análise e seleção dos projetos serão divulgados em agosto. O aporte total de R$ 3,6 milhões - 50% investidos pela FAPESP e 50% divididos entre as empresas Ci&T Software e DigitalAssets - será desembolsado ao longo dos cinco anos de vigência do acordo.
Os projetos selecionados deverão contribuir para o avanço do conhecimento nas áreas de engenharia de aplicações na Web 2.0, engenharia de software, administração de empresas e psicologia. A Web 2.0 designa uma nova geração de serviços que propiciam colaboração on-line, compartilhamento de recursos e cooperação entre usuários.
Os temas de interesse da chamada incluem nove linhas de pesquisa, apesar de os pesquisadores não precisarem ficar restritos a elas: "Tecnologias, padrões e frameworks emergentes em Web 2.0", "Usabilidade de aplicações web", "Processos, métodos e diretrizes de adoção da abordagem SOA no mundo corporativo e acadêmico", "Tecnologias, padrões e frameworks emergentes em SOA" e "Reúso de software".
"Gestão de grandes volumes de conteúdo em aplicações na Web 2.0", "Mudanças de comportamento humano em corporações escaláveis", "Competitividade suportada por gestão diferenciada de relacionamentos corporativos" e "Desenvolvimento de plataformas ubíquas de software com foco em logística de transportes" completam a lista.
*informações da Agência Fapesp