Notícia

Programa Brasileiro GHG Protocol

FAPESP destina R$ 10 milhões para atender novas pesquisas em mudanças climáticas

Publicado em 03 dezembro 2015

Por José Tadeu Arantes, da Agência FAPESP

Agência FAPESP –O Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) lançou nova chamada de propostas de pesquisa.  A chamada tem por título “Mudanças climáticas e suas relações com Energia, Água e Agricultura”.  Edital, com informações detalhadas, está disponível em www.fapesp.br/9824.

As propostas poderão ser apresentadas segundo três modalidades de fomento à pesquisa oferecidos pela Fundação: Auxílio à Pesquisa – RegularAuxílio à Pesquisa – Projeto Temático; e Auxílio à Pesquisa – Jovens Pesquisadores.

Para atender as propostas selecionadas, a FAPESP está disponibilizando R$ 10 milhões.

Reunião de divulgação e esclarecimento acerca da chamada de proposta foi realizada em 2 de dezembro de 2015.  O evento reuniu 128 pesquisadores no auditório da Fundação.  As dúvidas foram respondidas por coordenadores do PFPMCG e por representantes dos setores operacionais da instituição.

“Desde seu início, em 2009, o Programa FAPESP sobre Mudanças Climáticas Globais já apoiou 102 projetos, dos quais 58 foram concluídos e 44 estão em andamento”, informou na ocasião Reynaldo Luiz Victoria, professor titular do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo (Cena/USP) e membro da coordenação do Programa.  “O objetivo da atual chamada é trazer força nova para o programa”, disse.

“Estamos fortemente incentivando jovens pesquisadores a submeterem projetos que possam levar a soluções novas e criativas”, acrescentou outro integrante da coordenação, Paulo Eduardo Artaxo Netto, professor titular e chefe do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP.

Para isso, os subtemas Energia, Água e Agricultura foram escolhidos pela coordenação do programa e pela Diretoria Científica da FAPESP, levando em conta os impactos, as vulnerabilidades e as adaptações necessárias suscitadas pelas mudanças climáticas.

A interdisciplinaridade possibilitada pela temática, integrando várias áreas do conhecimento, e a necessidade de os pesquisadores pensarem também em estratégias de comunicação para levar os resultados de suas pesquisas ao domínio público foram enfatizados durante o evento.

Além de Victoria e Artaxo, participaram da mesa dois outros integrantes da coordenação do PFPMCG: Newton La Scala Jr., professor livre-docente de Física I e II da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Jean Pierre Henry Balbaud Ometto, pesquisador titular do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CCST/INPE).  Da parte dos setores operacionais, participaram Regina Lúcia Batista da Costa de Oliveira, gerente da Diretoria Científica, e André Saraiva Frank, da Gerência de Apoio à Informação e Comunicação com o pesquisador da Diretoria Administrativa.

Oliveira ressaltou a importância de os pesquisadores se comunicarem com a FAPESP antes de submeterem suas propostas, para que as mesmas sejam corretamente formatadas.  E Frank informou que, no ano passado, 6 mil propostas de pesquisa em todas as modalidades foram devolvidas por insuficiência documental.  Para esclarecimentos, os interessados podem escrever para Regina Lúcia Batista da Costa de Oliveira no e-mail Chamada_PFPMCG_2015@fapesp.br.

A última data para recebimento de propostas é 26 de fevereiro de 2016.  E a publicação dos resultados do processo de análise e seleção será feita até 30 de maio de 2016.

vídeo

Chamada de Proposta de Pesquisa: Mudanças Climáticas e suas relações com energia, água e agricultura   Agência FAPESP