Notícia

UOL

Fapesp desenvolve projeto sobre arte contemporânea em parceria com museu dos EUA

Publicado em 11 maio 2007

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o The Museum of Fine Arts de Houston (MFAH) assinaram, em cerimônia realizada no último dia 3/5, um acordo de cooperação para o desenvolvimento do projeto "Arte no Brasil: textos críticos do século 20". Entre os convidados do evento, compareceram o ministro da Cultura Gilberto Gil, Silvia Antibas, da Secretaria Estadual da Cultura e José Roberto Sadek, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Cultura.

"Arte no Brasil" será coordenado pela historiadora da arte Ana Maria Belluzzo, e pretende pesquisar e analisar textos, manifestos, cartas e depoimentos produzidos por artistas, críticos e historiadores da arte num período que vai do início do século 20 aos anos 1980. Reunido o material, também está prevista a organização de um banco de dados digital.

O acordo com a FAPESP, no Brasil, envolve um projeto mais amplo do MFAH que, desde 2003, realiza convênios em outros países latino-americanos: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela. Intitulado "Documentos do século 20 - arte latino-americana e latino-norte-americana", o projeto prevê para 2008 a reunião dos bancos de dados digitais desses países num portal internacional.