Notícia

Universia Brasil

Fapesp define listra tríplice

Publicado em 05 julho 2010

A lista tríplice elaborada para escolha do novo membro do conselho superior da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) é formada por Maria José Soares Mendes Giannini, Nestor Schor e Anibal Eugênio Vercesi. A vaga estará aberta a partir de 23 de julho, após o término do mandato do conselheiro José Arana Varela.

Os nomes foram selecionados a partir de eleição realizada entre os dias 28 de junho e 2 de julho, pela internet. Imediatamente após ter sido encerrada a votação foi feita a apuração do resultado pela comissão eleitoral, na sede da Fapesp, na capital paulista.

Agora, a lista será entregue pelo presidente da Fapesp, Celso Lafer, ao secretário do Ensino Superior de São Paulo, Carlos Vogt, que a encaminhará ao governador do Estado, Alberto Goldman, para a escolha do novo conselheiro, nos termos do art. 9º, alínea "c", dos Estatutos da FAPESP, aprovados pelo Decreto nº 40.132, de 23/05/1962.

Na eleição, Maria José Soares Mendes Giannini teve 423 votos, Nestor Schor teve 178 e Anibal Eugenio Vercesi, 137 votos. Foram recebidos 650 votos válidos, dois em branco e um nulo, com participação de 91% do colégio eleitoral. No total, as instituições de Ensino Superior e de pesquisa, oficiais ou particulares, em funcionamento no Estado de São Paulo (com exceção da Universidade de São Paulo, que participa em outra relação), inscreveram 18 candidatos.

Candidatos

Maria José Soares Mendes Giannini é professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e pró-reitora de pesquisa da universidade. Possui graduação em Farmácia e Bioquímica (1976), mestrado em Microbiologia e Imunologia (1982) e doutorado em Ciências Biológicas/Microbiologia (1989), todos pela Universidade de São Paulo.

Nestor Schor é professor titular da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Possui graduação em Medicina (1972) e doutorado em Nefrologia (1977) pela Unifesp, pós-doutorado na Harvard Medical School (1978-80) e na Cornell Medical School (1993).

Anibal Eugênio Vercesi é professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Possui graduação em Medicina (1972) e doutorado em Bioquímica (1974) pela Unicamp e pós-doutorado na Johns Hopkins University School of Medicine (1976-78, 1980-81).

A Fapesp divulga as informações da escolha do novo conselheiro no site http://votar.srv.br/fapesp.