Notícia

Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública

FAPESP cria repositório de informações clínicas para subsidiar pesquisas sobre COVID-19

Publicado em 18 junho 2020

Por Por Elton Alisson | Agência FAPESP

Pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa de todo o país passam, a partir de hoje (17/06), a ter acesso ao COVID-19 Data Sharing/BR, o primeiro repositório do país com dados demográficos e exames clínicos e laboratoriais anonimizados de pacientes que fizeram testes para COVID-19 em unidades laboratoriais e hospitais do Estado de São Paulo.

O objetivo da plataforma é compartilhar informações clínicas de pacientes anonimizados para subsidiar pesquisas científicas sobre a doença nas diversas áreas do conhecimento.

A base de dados compartilhados é resultado de uma iniciativa da FAPESP, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), e já conta com a adesão de hospitais e unidades laboratoriais de atendimento a pacientes.

A parceria reúne, nesta primeira etapa, o Grupo Fleury e os hospitais Sírio-Libanês e Israelita Albert Einstein, que disponibilizaram informações, infraestrutura, tecnologias e recursos humanos próprios para viabilizar o compartilhamento de dados. A FAPESP está contatando outras instituições de atendimento a pacientes para compartilhar informações no repositório COVID-19 Data Sharing/BR.

“A ideia central da plataforma é subsidiar a pesquisa científica sobre a COVID-19 ao compartilhar dados que não seriam disponibilizados de outra forma, de modo a mobilizar a comunidade de cientistas da computação, matemáticos e analistas de informações, para que possam contribuir com novas ideias para o enfrentamento da atual epidemia da doença”, disse Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP, durante coletiva de imprensa on-line para o lançamento do repositório, realizada pela FAPESP.

O repositório abrigará, inicialmente, dados abertos e anonimizados de 75 mil pacientes, 6.500 dados de desfecho e um total de mais de 1,6 milhão de exames clínicos e laboratoriais realizados em todo o país pelo Grupo Fleury e na cidade de São Paulo pelos hospitais Sírio-Libanês e Israelita Albert Einstein desde novembro de 2019.

Ainda que o primeiro caso da doença no Brasil tenha sido registrado em fevereiro, pelo Hospital Albert Einstein, o período de cobertura dos dados permitirá que as pesquisas analisem o histórico de saúde dos pacientes, bem como busquem evidências de sintomas da COVID-19 em pacientes atendidos anteriormente. Novos dados serão inseridos pelo Grupo Fleury, Hospital Sírio-Libanês e Einstein regularmente.

O repositório disponibilizará três categorias de informação: dados demográficos (gênero, ano de nascimento e região de residência do paciente) e dados de exames clínicos e/ou laboratoriais, além de informações, quando disponíveis, sobre a movimentação do paciente, como internações, por exemplo, e desfecho dos casos, como recuperação ou óbitos. Em uma segunda etapa, o COVID-19 Data Sharing/BR abrigará também dados de imagens, como radiografias e tomografias.

“Em termos de valores, a obtenção desses dados por outros meios representaria um custo da ordem de centenas de milhões de reais. A gratuidade no acesso a essas informações será possível em razão da disponibilidade e generosidade dessas três instituições participantes da iniciativa”, disse Mello.

O lançamento do repositório tem um cronograma de três etapas. Uma versão pequena do conjunto de dados será inicialmente disponibilizada hoje (17/06) para um período-piloto de consultas. Dessa forma, a comunidade de pesquisa poderá baixar os dados e começar a analisá-los e visualizá-los usando técnicas de ciência de dados.

Até o dia 24 de junho, os grupos de pesquisa interessados poderão enviar dúvidas e comentários para os responsáveis pelo repositório COVID-19 Data Sharing/BR pelo e-mail covid19datasharing@fapesp.br. Esse da comunidade durante o período-piloto será usado para melhorar as informações e a documentação do repositório. O conjunto inicial completo dos dados abertos e anonimizados será disponibilizado ao público a partir do dia 1º de julho.

“Neste primeiro momento iremos disponibilizar um conjunto de dados-piloto, para análise exploratória, para à medida que os analistas de dados comecem a usá-los sejam melhorados”, disse João Eduardo Ferreira, professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, participante do projeto.

Avanço na compreensão da doença

O diretor-executivo médico do Grupo Fleury, Edgar Rizzatti, destacou que o repositório permitirá o acesso a dados para a realização de pesquisas não só pela comunidade científica, mas também para o desenvolvimento de soluções tecnológicas por empreendedores e startups.

“Desde o início da pandemia temos sido procurados por startups, pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa, em iniciativas isoladas ou em colaboração, interessados na disponibilização de dados anonimizados de pacientes com COVID-19 para o desenvolvimento de projetos de pesquisa ou para o desenvolvimento de estratégias em ciências de dados ou de algoritmos de inteligência artificial. Por isso, acredito que essa iniciativa pioneira permitirá um melhor entendimento da COVID-19”, afirmou.

A opinião de Rizzatti é compartilhada por Luiz Fernando Lima Reis, diretor de ensino e pesquisa do Sírio-Libanês. “A base de dados possibilitará à comunidade científica ter acesso a dados que refletem a situação atual da epidemia de COVID-19 no Brasil e as características que a doença adquiriu no país, que só poderá ser combatida por meio de soluções baseadas em dados”, disse.

O pesquisador ressaltou o cuidado tomado pelo comitê gestor do repositório em garantir a anonimização de todos os dados dos pacientes, de forma a preservar suas identidades, e atender todas as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados.

O diretor-superintendente de pesquisa da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Luiz Vicente Rizzo, ressaltou que o momento atual representa uma oportunidade para mostrar a pujança da pesquisa que também tem sido feita em instituições não governamentais voltadas ao combate da COVID-19.

“Temos hoje no Einstein 68 projetos de pesquisa em andamento relacionados à COVID-19, iniciados nos últimos seis meses, e mais 113 em vias de ser inicializado. Isso mostra que nós, como instituições não governamentais, temos um papel importante e podemos contribuir muito para a pesquisa no Estado de São Paulo e no país”, disse.

Origem do repositório

A ideia de criação do repositório COVID-19 Data Sharing/BR surgiu há pouco mais de um mês e foi concretizada rapidamente graças a outro projeto lançado pela FAPESP no final do ano passado, a Rede de Repositórios de Dados Científicos do Estado de São Paulo.

A rede, que levou quase três anos para ser desenvolvida, disponibiliza em uma plataforma aberta dados associados a pesquisas científicas desenvolvidas em todas as áreas de conhecimento por instituições de ensino superior e pesquisa públicas no Estado de São Paulo. A mesma plataforma abrigará também o repositório COVID-19 Data Sharing/BR.

O desenvolvimento da rede, que inclui um buscador de metadados, contou com o envolvimento das seis universidades públicas do Estado de São Paulo – USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) –, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Embrapa Informática Agropecuária (CNPTIA/Embrapa).

“O compartilhamento de dados é essencial para enfrentar uma situação como a que estamos vivendo agora e que deverá ser perene”, disse Sylvio Canuto, pró-reitor de pesquisa da USP.

Na avaliação de Cláudia Bauzer Medeiros, professora do Instituto de Computação da Unicamp e participante do projeto, o repositório de dados será útil não só para pesquisas sobre COVID-19, mas também no futuro, para eventualmente orientar políticas públicas para evitar que situações como a atual voltem a acontecer ou minimizar os efeitos de futuras pandemias.

“O repositório reúne dados produzidos por brasileiros, que irão contribuir para a ciência mundial”, afirmou.

Fonte: Agência Fapesp, disponível em http://agencia.fapesp.br/fapesp-cria-repositorio-de-informacoes-clinicas-para-subsidiar-pesquisas-sobre-covid-19/33427/

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Valor Econômico Estadão.com Folha.com O Globo online Folha de S. Paulo UOL BOL IstoÉ Dinheiro online Agência Brasil IstoÉ online Valor Econômico online Yahoo! Yahoo! Yahoo! Yahoo! Agência Brasil BOL UOL Progresso O Vale online Terra MSN Zero Hora online DL News Mix Vale Primeira Hora Portal Lapada Lapada Portal de Notícias Portal do Generoso Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso Gazeta de Limeira online JMais Novo Cantu Notícias MSN O Presente online Paraíba Total Amazônia Brasil Rádio Web Diário Carioca Terra Correio Independente Central das Notícias Muita Informação Rondônia Dinâmica Diário dos Campos (PR) online Hoje em Dia online O Paraná O Bom da Notícia O Liberal (PA) online MidiaMax A Crítica (MS) online Portal do Holanda Pensou em Sete Lagoas - MG? Sistema Costa Norte de Comunicação Ata News Money Times Amazonas Notícias Portal Agora no RS FA Notícias Jornal Floripa O Rolo Notícias Momento MT Mix Vale O Imparcial (São Luís, MA) online Toda Hora Dinheiro Rural online O Documento online Jornal de Piracicaba InvestMax Portal Banda B Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online CGN Rede TV! A Semana News O Mato Grosso Jornal Notícia Plus Jornal Floripa Central das Notícias Portal do Holanda Folha de Pernambuco online Portal do Holanda O Estado (MS) online Central das Notícias Jornal Itaqui-Bacanga Mix Vale Notícias de Campinas CBN Notícias Rádio Nacional SBT Interior Portal do Governo do Estado de São Paulo Folha Nobre Central das Notícias Farol da Bahia Central das Notícias Rádio Unesp FM 105,7 Head Topics (Brasil) Setor Saúde Blog do Miro Correio do Brasil online Jornal da USP online Extra (Rio de Janeiro, RJ) Diário de Notícias Folha de Dourados online Folha Vitória online AquiAgora.net Portal 24h Capitolio Consulting Revista Seleções online Agência BR Jornal Tijucas Yahoo! Finanças O Imparcial (São Luis, MA) O Progresso (Imperatriz, MA) online Jornal Primeira Página online Jornal Joseense News Plantão News (MT) Portal da Enfermagem Poliarquia Jornal Brasil em Folhas Combate Racismo Ambiental Fato Regional Atual MT Blog da Cris Jornal Página do Estado ISN Portal LabNetwork Folha de Londrina online A Cidade On (São Carlos, SP) Nas Notícias Jornal da Ciência online Medicina S/A Mundo e Meio ON Jornal Diário do Rio Claro Jornal de Piracicaba O Verídico Alvo Notícias Jornal Brasil em Folhas Planeta Osasco O Progresso Biblioteca FMUSP Pelo Mundo DF Poliarquia O Vale online Nota Diária UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas O Vale online Moldes Costura Rádio Geek Central das Notícias Portal GRNews Cofen - Conselho Federal de Enfermagem Saúde Digital News Região Noroeste Jornal Floripa O Vale UFSC - Pró-Reitoria de Pesquisa GAC Group IME USP - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo Canal Farma - Tech4Health SBBC - Sociedade Brasileira de Biologia Celular Veja Minas Administradores Xeretando Manaus Alerta Acústica Rádio Santa Cruz Siará News Jornal Digital Lim HC