Notícia

Gestão C&T

Fapesp conta com novo conselheiro

Publicado em 03 dezembro 2007

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) conta com novo integrante no seu Conselho Superior. É o professor Herman Jacobus Comelis Voorwald. A sua nomeação já foi feita pelo governador José Serra e publicada na edição do dia 29 do Diário Oficial do Estado. Ele substituirá Marcos Macari.

Voorwald cumprirá um mandato de seis anos como representante das instituições de ensino superior e de pesquisa, oficiais ou particulares, em funcionamento no Estado de São Paulo (com exceção da Universidade de São Paulo, que participa em outra relação). Ele venceu a eleição realizada de 19 a 23 de novembro para a escolha do novo conselheiro, levando 340 votos dos 561 válidos. Sergio Tufik e José Jobson de Andrade Arruda completaram a lista tríplice encaminhada ao governador.

O novo conselheiro é professor titular da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá do Departamento de Materiais e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Também é assessor chefe da Assessoria de Planejamento e Orçamento e vice-reitor da mesma instituição.

Voorwald é engenheiro mecânico graduado pela Unesp e possui mestrado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. O seu doutorado foi concluído na Universidade Estadual de Campinas e o pós-doutorado na Laboratorium Soete Voor Weerstand Van Materialen En Lastechnieck, na Bélgica. Ele tem experiência na área de engenharia de materiais e metalúrgica, com ênfase em temas como fadiga de materiais, materiais aeronáuticos e revestimentos antidesgaste e anticorrosão.

Informações sobre o Conselho Superior da Fapesp podem ser obtidas neste link.

(Com informações da Fapesp)