A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) conta, desde ontem (20), como o mesmo sistema informatizado de gestão utilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) A assinatura do termo de utilização do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) foi realizada durante a 90ª reunião do Conselho Superior da FAP-DF, ontem, em Brasília, por Carlos Vogt, presidente da instituição paulista, e por Maria Amélia Teles, presidente da fundação do DF.
José Moscogliatto Caricatti, diretor da Fundação Conrado Wessel (FCW), trouxe o documento a Brasília já assinado por Vogt, que não pôde participar da reunião, e, na cerimônia formal de registro do termo, representou o presidente da Fapesp.
Em entrevista ao Gestão C&T online, Caricatti esclarece que a fundação paulista cedeu o sistema sem nenhuma reserva de direitos autorais e sem custo para a FAP-DF. Mas o SAGe terá de ser adaptado para as condições da instituição de Brasília. O valor do ajuste será de R$ 931 mil.
De acordo com Caricatti, o sistema estimula o encaminhamento das políticas públicas por um sentido objetivo, e, assim, tem-se um retrato perfeito das demandas. "Vamos ter condições de acompanhar, com perfeição, os tostões que são aplicados em cada pesquisa, sem o tempo, a demora e a quantidade de pessoas que antes se tinha." O acompanhamento de várias áreas e diversos setores também passará a ser simplificado num sistema de gestão "que é o norte de trabalho das duas fundações", ressalta o presidente da FCW.
Para Maria Amélia Teles, a iniciativa da Fapesp é uma demonstração de parceria e atenção. "Vai nos disponibilizar, não só uma agilidade, mas também transparência e modernidade no processo de atendimento às demandas dos pesquisadores do Distrito Federal."
Informações complementares, pelo telefone (61) 3234-2236 ou pelo e-mail fap@fap.df.gov.br.