Notícia

Diário do Rio Claro

Fapesp: cinco novas instituições aderem ao repositório Covid-19 data Sharing/BR

Publicado em 03 setembro 2020

Por Boas notícias

Cinco novas instituições aderiram ao COVID-19 Data Sharing BR, o primeiro repositório de acesso aberto do país com dados demográficos e de exames clínicos e laboratoriais anonimizados de pacientes que fizeram testes para a enfermidade.

Lançada em junho por iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a iniciativa tem o objetivo de subsidiar pesquisas científicas sobre a doença nas mais diversas áreas de conhecimento.

Até o momento, a plataforma abrigava informações de pacientes, dados de desfecho e exames clínicos e laboratoriais realizados em todo o país pelo Grupo Fleury, e na cidade de São Paulo pelos hospitais Sírio-Libanês e Israelita Albert Einstein.

Agora, o repositório também disponibilizará os mesmos tipos de informações fornecidas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP), Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), Instituto Pensi de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil — vinculado ao Hospital Infantil Sabará — e Real Hospital Português de Beneficência, em Recife (PE).

“O Hospital das Clínicas e a Faculdade de Medicina da USP se unem à FAPESP e a outras importantes instituições para ajudar no enfrentamento da COVID-19. É muito importante esta soma de esforços e reunião de informações para fortalecer as pesquisas nos diferentes centros pelo país ”, avalia Tarcísio Eloy de Barros Filho, diretor da FMUSP, à Agência Fapesp.

O repositório já congrega dados anonimizados de mais de 332 mil pacientes, 16 mil registros de desfecho e um total de mais de 9,5 milhões de exames clínicos e laboratoriais realizados desde novembro de 2019.