Notícia

Revista Fundição e Serviços

Fapesp busca parceria para Centro de Pesquisa em Manufatura Avançada

Publicado em 01 junho 2017

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) abriu um edital para a seleção de empresas ou consórcios de empresas interessadas em se tornar parceiras da instituição na criação do Centro de Pesquisa em Manufatura Avançada, no âmbito do programa Fapesp Centros de Pesquisa em Engenharia. Caso sejam selecionadas, é firmado um acordo.

Em seguida. é lançada uma chamada conjunta para a seleção de propostas de instituições de ensino superior e de pesquisa, que sediarão estes centros. As atividades de cada um são financiadas por até dez anos. com recursos da Fapesp e da empresa, assim como das universidades e institutos participantes.

A empresa parceira participa da gestão do centro e. juntamente com a Fapesp. avalia periodicamente as suas atividades de pesquisa e desenvolvimento. Entre os temas centrais de interesse de pesquisa estão as tecnologias de digitalização da manufatura. sistemas cyberfísicos (para a monitoração de processos industriais em toda a cadeia de valor), manufatura aditiva (impressão 3D e manufatura híbrida), robótica. desenvolvimento de sensores e rastreadores, materiais avançados e análise preditiva.

O edital completo dirigido às empresas pode ser acessado em www.fapesp.br/10988, enquanto as dúvidas devem ser tiradas pelo e-mail manufatura.avancada@fapesp.br