O governador Geraldo Alckmin nomeou na tarde de ontem o reitor da Universidade de Campinas (Unicamp), Carlos Henrique de Brito Cruz, para a Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). De acordo com nota da universidade, o governador tomou a decisão depois de analisar lista tríplice encaminhada pelo Conselho Superior da fundação. Brito sucederá a José Fernando Perez, que já anunciara sua saída para o primeiro semestre de 2005.
No mesmo despacho, o governador nomeou para vice-presidente da Fapesp o professor Marcos Macari, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e para diretor técnico-administrativo o professor Ricardo Renzo Brentani, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
A nota afirma que a indicação do nome do reitor Brito Cruz para a direção científica da Fapesp já vinha sendo discutida no meio científico desde setembro passado. O Conselho Universitário da Unicamp (Consu) debateu amplamente o assunto em sua reunião de 28 de setembro.
Esta é a primeira vez que um professor da Unicamp ocupa o cargo. Nos próximos dias, o Conselho Universitário será convocado para a fixação do calendário eleitoral e a definição de normas e procedimentos para o processo que definirá o sucessor de Brito na reitoria da Unicamp.
Panorama Brasil
Notícia
DCI