Notícia

Gestão C&T

Fapesp assina convênio com museu norte-americano

Publicado em 07 maio 2007

Na última quinta-feira (03), em São Paulo (SP), foi anunciada uma parceria internacional entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Museum of Fine Arts (MFAH), dos Estados Unidos. O projeto Arte No Brasil: Textos Críticos do Século 20 terá como objetivo o fomento a pesquisa e análise de textos, manifestos, cartas e depoimentos produzidos por escritores, artistas, historiadores e críticos brasileiros durante o período em questão.

A coordenação do projeto será feita pela professora e historiadora Ana Maria Belluzo, da Universidade de São Paulo (USP). É prevista a criação de um banco de dados digital, para que os documentos raros estejam acessíveis pela internet, e a disponibilização de alguns textos nas bibliotecas e livrarias dos países participantes. Ao todo serão investidos cerca de R$ 1,3 milhão nos dois primeiros anos do acordo.

A iniciativa faz parte de um programa, ainda maior, chamado Documentos do Século 20 — a Arte Latino-Americana e Latino-Norte-Americana, criado pelo Center of the Arts of the Américas (ICAA), do MFAH. O projeto atua, ainda, na Venezuela, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México. O objetivo final é criar uma rede que viabilize, aos interessados, o acesso à cultura e arte latino-americana em todo o continente e disseminá-la através de publicações, coletâneas e seminários internacionais.

Mais informações, pelo e-mail imprensa@fapesp.br.