Notícia

Refrescante

FAPESP assina acordos com agência de fomento e universidades do Canadá para ampliar colaboração em pesquisas

Publicado em 26 abril 2012

A fim de facilitar a colaboração entre pesquisadores brasileiros e canadenses, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP vai firmar uma série de acordos com instituições de fomento e pesquisa do Canadá, durante a visita de uma delegação chefiada pelo Governador Geral do Canadá, David Johnston, composta por 30 reitores das principais universidades daquele país.

Na quinta-feira, dia 26/04, será assinado um memorando de entendimento com a Natural Science and Engineering Research Council of Canada (NSERC), que prevê a colaboração em ciência, tecnologia e inovação em áreas de interesse mútuo entre instituições paulistas e de diferentes regiões canadenses. A proposta é promover a interação entre as comunidades científicas, incluindo a formação de profissionais e o estímulo à pesquisa, desenvolvimento e inovação.

No mesmo dia, haverá um debate na FAPESP sobre pesquisa e inovação e as oportunidades de colaboração entre Brasil e Canadá, com a participação de Abina Dann, cônsul geral do Canadá em São Paulo, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, Suzanne Fortier, presidente da NSERC, Claudia Bauzer Medeiros, do Instituto de Computação da UNICAMP, e Jamshed Merchant, vice-ministro adjunto de Agricultura do Canadá. Entre os temas em discussão estão a colaboração internacional em pesquisa científica, o impact o da tecnologia da informação na ciência e a interação entre a produção científica e a indústria.

Fórum de Inovação
Na sexta-feira, dia 27/04, durante o Fórum de Nações Inovadoras, organizado pelo Consulado Geral do Canadá em São Paulo, a FAPESP vai assinar acordos de cooperação com a University of Victoria e um consórcio formado pelas universidades de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa. Um terceiro grupo, formado pelas universidades de Simon Fraser, Concordia, York e Ryerson também firmará um termo de cooperação com a Fundação. O objetivo dos acordos é o de estimular a interação entre pesquisadores para que, a partir disso, surjam novos projetos de pesquisa em conjunto entre essas instituições e as universidades paulistas, e somam-se aos já existentes, como os firmados com as universidades de Toronto e Western O ntario. Na mesma data também serão anunciadas chamadas de propostas para pesquisas em parceria com a Universidade de Ontario Instituto de Tecnologia (UOIT) e a McMaster University.

Haverá, ainda, uma reunião entre dirigentes da FAPESP e da Associação das Universidades e Faculdades do Canadá – AUCC, entidade que representa 95 universidades canadenses públicas e particulares sem fins lucrativos, quando serão feitas discussões técnicas para o aprofundamento das relações entre as instituições, cujo crescente interesse tem gerado um aumento no fluxo de informações entre os dois países.

 Encontro Brasil-Canadá sobre Pesquisa e Inovação: oportunidades de colaboração
Local: FAPESP – Auditório Carlos Alberto de Carvalho Pinto – 4º andar
Rua Pio XI, 1.500, 4º andar – Alto da Lapa – São Paulo – SP
Data: 26 de abril
Horário: 15h00

Programação:
15h00 – Recepção dos convidados e café de boas-vindas
15h30 – Abertura do evento
Celso Lafer, Presidente da FAPESP
David Johnston, Governador Geral do Canadá
15h50 – Colaborações internacionais em pesquisa
Coordenação: Abina Dann, cônsul geral do Canadá em São Paulo
Suzanne Fortier, presidente do NSERC – O NSERC e a colaboração internacional
Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP – A FAPESP e a colaboração internacional
16h15 – Mesa Redonda: Oportunidades de Colaboração Brasil-Canadá
Moderadora: Abina Dann, cônsul geral do Canadá em São Paulo
Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP
Suzanne Fortier, presidente do NSERC
Claudia Bauzer Medeiros, professora titular do Instituto da Computação da UNICAMP
Jamshed Merchant, vice-ministro adjunto de Agricultura do Canadá
16h50 – Assinatura do Memorando de Entendimento entre NSERC e FAPESP
17h00 – Encerramento
Inscrições: http://www.fapesp.br/eventos/brasilcanada/inscricoes

Canadá-Brasil: Fórum de Nações Inovadoras
Local: Hilton Hotel, São Paulo, Sala Morumbi
Data: 27 de Abril de 2012
Horário: 9h00 – 12h30
RSVP: RSVP.innovation@international.gc.ca
Programação:
8h15 Registro e café de boas-vindas
9h00 Abertura

David Johnston, Governador Geral do Canadá – Canada-Brasil: Nações Inovadoras na Nova Economia Globa
Jamshed Merchant, vice-ministro adjunto de Agricultura do Canadá; embaixador Benedicto Fonseca Filho, diretor do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores; copresidentes do Comitê Bilateral de Ciência e Tecnologia – Canadá-Brasil: A Situação da Colaboração para Inovação via o Comitê Bilateral de Ciência e Tecnologia
9h40 – Cerimônia de assinatura de acordos de cooperação: universidades canadenses e FAPESP
9h50 – Painel I – Canadá-Brasil como parceiros para a Inovação: colaboração para um posicionamento global – A perspectiva das empresas
Este painel vai discutir como as empresas encaram o desenvolvimento nos dois países e como empresas brasileiras e canadenses podem colaborar em mercados globais.
Objetivo: Identificar modelos e boas práticas que possam ser compartilhados/incorporados por empresas brasileiras e canadenses para parcerias globais.
10h25 – Apresentação de caso: FK Biotec
10h40 – Painel II – Como as parcerias entre o setor acadêmico e empresas pode incentivar a comercialização da inovação
Este painel vai apresentar uma visão geral de modelos de colaboração de sucesso entre indústria-academia e discutir o que pode ser feito para garantir sucessos futuros.
Objetivo: Identificar modelos de parcerias para inovação
11h10 – Apresentação de caso: Mitacs
11h30 – Painel III – Ecossistemas dinâmicos: novas ideias para novos desafios
Com a globalização, redução dos orçamentos de P&D e aumento de competição entre incubadoras e cluster já não oferecem as respostas adequadas a todas as necessidades das empresas, seus clientes e parceiros.
Objetivos: Discutir modelos alternativos de ecossistemas de inovação e como construir um modelo de ecossistema de inovação entre o Brasil e o Canadá
12h05 – Apresentação de caso: o sistema SGC
12h30 – Encerramento