A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) assinou nesta semana junto com a Nepad (Nova Parceria para o Desenvolvimento da África), agência do continente africano, um acordo de cooperação para pesquisa e implementação de projetos sobre produção sustentável de bioenergia.
O documento foi assinado entre o diretor da Divisão de Energia da Nepad, Mossad Elmissy, o presidente e o diretor científico da FAPESP, Celso Lafer e Carlos Henrique de Brito Cruz, respectivamente.
O objetivo do projeto é investigar possibilidades de produção de bioenergia de forma sustentável em Moçambique, na África do Sul, na Colômbia e na Guatemala. "Trata-se de um acordo muito interessante para a FAPESP por dar início a um processo de cooperação original, com aspectos políticos e geográficos que nos permitem pensar globalmente e não apenas setorialmente", disse o presidente da Fundação, Celso Lafer.
Segundo Mossad Elmissy, a África tem muitos recursos para produção de bioenergia e a cooperação permitirá que esse conhecimento seja estendido aos países africanos, ao mesmo tempo em que abrirá o acesso de pesquisadores brasileiros ao mercado africano. O acordo permitirá o avanço da cooperação para as regiões central, oeste e norte do continente.
Fonte: Planeta Universitário / Adaptado por CeluloseOnline