Notícia

Gestão C&T

Fapesp assina acordo com empresas de TI e lança edital

Publicado em 18 fevereiro 2008

Na última sexta-feira (15), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) assinou um acordo de cooperação com as empresas Ci&T Software - especializada em software e tecnologia da informação -  e DigitalAssets - especializada em soluções práticas para o reuso de software. O objetivo é apoiar pesquisas científicas e tecnológicas nas áreas de tecnologia da informação (TI), engenharia de software, psicologia e administração de empresas. De acordo com a fundação, o convênio terá vigência de cinco anos.

Na ocasião, foi lançado edital para apresentação de propostas pela comunidade científica paulista. A chamada prevê recursos da ordem de R$ 3,6 milhões para o financiamento de projetos, sendo metade desse valor oriundo da Fapesp e o restante dividido entre as duas empresas. As inscrições estão abertas até o dia 14 de abril. Os projetos terão duração de no máximo 24 meses.

De acordo com o edital, na área de TI as pesquisas serão voltadas para tecnologias, padrões e frameworks emergentes em web 2.0; processos, métodos e diretrizes de adoção da abordagem SOA no mundo corporativo e acadêmico; reuso de software e gestão de grandes volumes de conteúdo em aplicações na Web 2.0, entre outros.

Já na área de psicologia e administração os temas incluem mudanças de comportamento humano em corporações e a competitividade suportada por gestão diferenciada de relacionamentos corporativos. Além desses, também serão contemplados projetos na área de engenharia de aplicações na web 2.0, que compreende uma nova geração de serviços que propiciam colaboração on-line, compartilhamento de recursos e cooperação entre usuários.

Os projetos serão trabalhados por pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo em cooperação com pesquisadores das empresas parceiras, nos termos do Programa de Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite) da Fapesp.

As propostas deverão ser enviadas, exclusivamente, por meio do sistema SAGE da fundação, disponível no endereço www.fapesp.br. Esclarecimentos sobre o edital podem ser obtidos pelo e-mail chamadafapespciet@fapesp.br. O edital pode ser acessado neste link. O texto do convênio está disponível neste link.