A aluna Natália Helen Ferreira, do 4° ano do curso de bacharel em Ciências Biológicas da Universidade de Franca foi contemplada recentemente com uma bolsa de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.
O projeto intitulado “Avaliação do potencial genotóxico e antigenotóxico da lignana cubebina em células V79 pelo teste de micronúcleo”, tem como finalidade contribuir para demonstrar os efeitos da substância no material genético (DNA).
De acordo com a aluna, a cubebina é um composto isolado das sementes secas da Pimenta de Java (Piper cubeba). “Essa substância é importante, pois apresenta atividade contra as formas amastigotas do Trypanosoma cruzi (Doença de Chagas). Além disso, possui outras atividades biológicas como: bacteriostática, analgésica, anti-inflamatória, antitumoral, entre outras.
Desde a idade média, a espécie Piper cubeba tem sido usada na Europa e em países como a Indonésia, Índia e Marrocos para o tratamento da sífilis, disenteria, dores abdominais, diarréia, enterites e asma”, explica.Natália,
O projeto de pesquisa está sendo desenvolvido sob a orientação da professora doutora, Denise Crispim Tavares; no laboratório de Mutagênese, o qual está vinculado ao programa de pós-graduação em Ciências da Universidade.