Notícia

Diário de Marília online

Fapesp aprova nova pesquisa da Famema

Publicado em 15 agosto 2007

A disciplina de Endocrinologia e Metabologia da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) teve projeto de pesquisa com o título "Prevalência e Incidência de Doenças Auto-imunes da Tiróide em Nipo-brasileiros" aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O projeto é do docente chefe da disciplina de Endocrinologia e Metabologia da Famema José Augusto Sgarbi e terá supervisão do professor titular do departamento de Endocrinologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Rui Maciel.

"Daremos continuidade a estudos realizados em 2000, que envolveram 1.330 indivíduos da comunidade nipônica de Bauru, desenvolvido durante o meu doutorado e que agora estão sendo encaminhados para publicação", disse o Prof. Sgarbi.

O trabalho mostra ainda que a comunidade nipônica apresenta uma série de particularidades em relação às doenças da tiróide, que a distinguem dos japoneses residentes no Japão, geneticamente similares aos que moram em Bauru.

"Isso nos sugere que fatores ambientais, particularmente o iodo, estariam envolvido nessas diferenças. Agora iniciaremos um novo e grande estudo que dará continuidade ao primeiro. Vamos analisar o comportamento da auto-imunidade tiroidiana ", explicou.