Notícia

Meio Ambiente Industrial

Fapesp apresentou programa de pesquisa sobre mudança do clima

Publicado em 01 setembro 2008

A Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo lançou, no dia 28 de agosto de 2008, o PFPMGC - Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, em evento na sede da Fundação. O objetivo do PFPMCG é avançar o conhecimento sobre as mudanças climáticas globais, de modo que as pesquisas auxiliem na tomada de decisões que sejam amparadas por resultados científicos no que diz respeito a avaliações de risco e a estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas globais.

A Fapesp também anunciou duas chamadas de propostas destinadas a pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo: "Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais" e "Desenvolvimento de Modelo do Sistema Climático Global". O intuito é identificar, selecionar e apoiar projetos de pesquisa fundamental e aplicada relacionadas aos temas descritos no documento de referência, disponível no site: http:www.fapesp.br/mcg.

Segundo Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, a Fundação busca se associar a empresas que tenham interessadas em resultados de pesquisas que possam ser realizadas por universidades e institutos de pesquisa na área de mudanças climáticas globais. "A fundação tem feito isso em muitas áreas e espera conseguir fazer neste importante tema ambiental também, num regime de co-financiamento entre a Fapesp e as empresas que se associarem ao programa", acrescenta Cruz. O diretor comenta que na área de bioenergia, a Fundação já conta com alguns importantes convênios neste sentido. "Com a empresa Dedini se prevê o investimento de R$ 100 milhões nos próximos cinco anos, 50% pela Fapesp e 50% pela Dedini, em pesquisas em universidades e institutos", finaliza Cruz.