Notícia

DCI online

Fapesp apresenta programa de pesquisa em pequenas empresas

Publicado em 05 abril 2011

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) realizará na sexta-feira, dia 15 de abril, das 10h às 12h, uma reunião técnica para apresentar o programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe). -

Criado em 1997, o Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe) tem por objetivo apoiar a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em pequenas empresas sediadas no Estado de São Paulo. Ressalta-se que qualquer pequena empresa pode apresentar proposta ao Pipe, desde que elabore um projeto de pesquisa bem fundamentado e mobilize um profissional qualificado ou uma equipe para investigar possíveis soluções.

O evento será realizado na sede da Fundação. A coordenação adjunta de Pesquisa para Inovação da Fapesp fará uma exposição sobre o Pipe e, em seguida, serão esclarecidas dúvidas sobre o programa e será feita a apresentação das propostas. Esse encontro destina-se a oferecer às empresas - que apresentaram ou têm interesse em apresentar propostas ao Pipe - a oportunidade de esclarecer dúvidas, antes do dia 16 de maio, fim do prazo para a colocação de propostas para o segundo ciclo de análise, durante este ano. A reunião é aberta à comunidade interessada e tem vagas limitadas.

Projetos

De acordo com as entidades, os projetos de pesquisa selecionados para apoio no Pipe deverão ser desenvolvidos por pesquisadores que tenham vínculo empregatício com pequenas empresas ou, ainda, que estejam associados a elas para sua realização.

As propostas de pesquisa submetidas ao programa devem ser organizadas em três fases: Fase 1 - Análise de Viabilidade Técnico-Científica; Fase 2 - Desenvolvimento da Proposta de Pesquisa; e Fase 3 - Aplicação dos resultados visando à comercialização do produto ou processo que foi objeto da inovação criada a partir da pesquisa apoiada na Fase 1 e/ou Fase 2.

Vale destacar, ainda, que as propostas de pesquisa para a Fase 1 ou Fase 2 Direta do Pipe são avaliadas em lotes, três vezes ao ano. A proposta de pesquisa deve ser encaminhada à Fapesp pelo pesquisador responsável. Ao final, a orientação é que a proposta deve ser endossada pela pequena empresa que a sedia. Como as vagas são limitadas para participar do evento, é necessário realizar um processo de inscrição. Para informações os telefones são: (11) 3838-4216 / 3838-4362.