Notícia

Jornal Brasil

FAPESP apresenta oportunidades de pesquisa em evento nos Estados Unidos

Publicado em 16 maio 2014

Representantes da FAPESP apresentarão oportunidades de pesquisa no Estado de São Paulo para cientistas estrangeiros durante a feira de empregos da área científica Naturejobs Career Expo Boston, nos Estados Unidos, que ocorrerá no dia 20 de maio.

Em sua primeira edição em Boston, o encontro, que ocorre anualmente há sete anos em Londres, oferece um espaço de interação entre pesquisadores e potenciais empregadores - como universidades, indústrias, institutos de pesquisa - ou agências de fomento e outros órgãos governamentais.

A programação do evento inclui sessões de workshop e uma conferência plenária para que pesquisadores em início de carreira também conheçam cientistas de renome e obtenham informações e conselhos sobre suas carreiras.

Hernan Chaimovich, assessor especial da diretoria científica da FAPESP, ministrará um workshop intitulado "Oportunidades de pesquisa em São Paulo, Brasil", no qual apresentará um panorama sobre o atual momento da ciência brasileira e paulista e falará sobre a organização e o funcionamento da FAPESP.

A pesquisadora Marie-Anne van Sluys, professora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Coordenação Adjunta de Ciências da Vida da FAPESP, apresentará um outro workshop, sobre oportunidades de pesquisa nas áreas de Ciências da Vida em São Paulo.

Por último, Euclides de Mesquita Neto, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro da Coordenação da Área de Engenharia da FAPESP, apresentará um workshop sobre oportunidades em Ciências Exatas e Engenharia.

Os representantes da FAPESP destacarão principalmente três instrumentos de fomento: a Bolsa de Pós-Doutorado, destinada a cientistas muito promissores que tenham obtido o título de doutor há menos de sete anos; o programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes; e o São Paulo Excellence Chair (SPEC), que visa propiciar a vinda ao Brasil de pesquisadores de primeira linha do exterior para criar núcleos de pesquisa em universidades paulistas.

Mais informações: http://www.nature.com/natureevents/science/events/24877-Naturejobs_Career_Expo_Boston_2014

Fonte: Agência FAPESP